Aveia tem glúten? Emagrece? Tem fibra? 7 mitos e verdades sobre esse cereal
A aveia é um alimento super nutritivo e versátil – prova disso é que ela pode ser usada em diferentes preparos na dieta saudável, desde vitaminas e mingaus até massas de pães e bolos! Mas é possível que você já tenha ouvido falar por aí que mingau de aveia engorda, que aveia não pode ser consumida de noite, ou até mesmo que a aveia emagrece. E então, como lidar com essas informações conflitantes? Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, confira abaixo 7 mitos e verdades sobre a aveia e aproveite todos os benefícios desse cereal de maneira consciente!
1. Aveia emagrece?
Depende. Não dá para dizer que a aveia emagrece porque nenhum alimento, sozinho, tem o poder de engordar ou emagrecer. No entanto, a aveia pode contribuir para a perda de peso já que é rica em fibras. No organismo, essas fibras ajudam a diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade. Isso quer dizer que, de maneira geral, a aveia pode ser uma aliada da dieta para emagrecer desde que seja consumida de maneira equilibrada e combinada a outros nutrientes essenciais para o corpo.
2. Aveia tem glúten?
Depende. A aveia, naturalmente, não contém glúten. Só que é comum que a aveia seja armazenada ou processada em equipamentos que são compartilhados com outros grãos, como o trigo. Por isso, ela acaba sendo contaminada por meio de um processo chamado “contaminação cruzada” – nele, o glúten contamina a aveia pelo contato. Sendo assim, pessoas com doença celíaca devem olhar bem atentamente o rótulo da aveia para verificar se pode conter traços de glúten no produto.
3. Mingau de aveia engorda?
Depende. O mingau de aveia engorda se for consumido em excesso ou se for preparado com ingredientes ricos em açúcares e gorduras – como leite integral, açúcar refinado e margarina, por exemplo. Por outro lado, se você utilizar leite desnatado ou vegetal, mel ou açúcar de coco, esse preparo se torna muito mais nutritivo e um bom aliado para a dieta já que as fibras da aveia ajudam a aumentar a sensação de saciedade.
4. Aveia solta o intestino?
Verdade! Por ser uma ótima fonte de fibras, a aveia solta o intestino e ajuda a prevenir a constipação. Mas atenção: para que ela regule o intestino é preciso aumentar a ingestão de água! Isso porque as fibras precisam absorver água no intestino para formar uma espécie de gel que facilita o trânsito intestinal. E aí o que acontece é que, se não houver uma presença considerável de líquido no organismo, a aveia pode causar o efeito contrário ao esperado, levando a desconfortos abdominais.
5. Aveia tem fibra?
Verdade! A aveia é riquíssima em fibras, tanto as solúveis como as insolúveis. Os dois tipos, juntos, são conhecidos por ajudarem no controle dos níveis de açúcar no sangue, na sensação de saciedade, no funcionamento do intestino, no controle do colesterol e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Ou seja, vale a pena inserir a aveia em suas diferentes versões na rotina de alimentação saudável para garantir o consumo diário recomendado de fibras (que gira em torno de pelo menos 25 a 30 gramas por dia).
6. Aveia não pode ser consumida por diabéticos?
Mito! A aveia pode, sim, ser consumida por pessoas com diabetes – mas, claro, desde que seja dentro de um plano alimentar equilibrado, de preferência orientado por um profissional. Mesmo contendo carboidratos, ela pode ser benéfica já que contém fibras que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
7. Aveia não pode ser ingerida à noite?
Mito! Consumir aveia à noite pode ser uma opção saudável de refeição leve e nutritiva – e isso pode até ajudar no relaxamento antes de uma boa noite de sono, sabia? A aveia contém triptofano, um aminoácido responsável por estabilizar o nível de serotonina no cérebro, levando à sensação de tranquilidade, bom humor e bem-estar. Sendo assim, vale a pena apostar no leite com aveia como lanche noturno e aproveitar para regular o sono à noite!