Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Azeite de oliva: 5 mitos e verdades sobre esse alimento
Guia Culinário 07/03/2023

Azeite de oliva: 5 mitos e verdades sobre esse alimento

O azeite de oliva é um dos ingredientes mais populares na culinária brasileira. Ele costuma ser usado para temperar, cozinhar, em receitas de massas e, em alguns casos, até ultrapassa os limites da cozinha e aparece em tratamentos estéticos. Mesmo assim, ele costuma envolver uma série de dúvidas relacionadas às suas formas de uso, conservação e benefícios para o organismo. As principais delas foram explicadas aqui embaixo: descubra os mitos e verdades sobre o azeite de oliva!

Mito: esquentar o azeite de oliva faz com que ele perca nutrientes

Um dos achismos mais comuns relacionados ao azeite de oliva é que ele perde nutrientes e se torna uma gordura ruim se for exposto a altas temperaturas – e é mito. Assim como acontece com outros tipos de óleo, o azeite fica com uma consistência diferente e pode até mudar de cheiro quando esquenta. Ainda assim, os benefícios do azeite de oliva não são descartados. Em alguns casos, inclusive, eles passam para os alimentos preparados.

Verdade: o azeite tem tempo ideal de consumo

Por ser, basicamente, o sumo de azeitonas verdes, o azeite de oliva não é um alimento imperecível. Enquanto está fresco, ele é mais saboroso e tem seus nutrientes mais preservados. Com o tempo, a ação da luz, da temperatura ambiente e do ar, ele começa a mudar. Além disso, a data de validade deve ser respeitada – ela leva em consideração o momento de extração das azeitonas – e o azeite precisa ser conservado em um lugar fresco e sem incidência de luz.

Mito: azeite extravirgem não pode ser usado para cozinhar

No mercado, o azeite de oliva pode ser encontrado nas versões virgem e extravirgem – o azeite de oliva Taeq é extravirgem. Essa classificação se refere ao nível de acidez dele, sendo o extravirgem menos ácido e mais saudável. Muita gente diz que, por isso, o extravirgem deve ser usado apenas em temperos crus, mas ele é próprio para consumo de qualquer forma. Ou seja: ele não perde os benefícios de acordo com a forma de uso. Inclusive, para quem gosta de usar azeite de oliva no cabelo, o extravirgem também é o mais indicado por ser multifuncional.

Verdade: tomar azeite de oliva antes de dormir melhora o sono

Nas refeições que são feitas durante a noite, o azeite de oliva pode ser um grande aliado. Isso porque ele ajuda no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Ou seja: te impede de comer grandes quantidades, o que não é recomendado, principalmente, à noite. Como tomar azeite de oliva puro não é tão satisfatório, basta optar por pratos que você consiga temperar com, pelo menos, uma quantidade equivalente a uma colher de sopa durante a noite.

Verdade: consumir azeite regularmente faz bem para a saúde

Além de ser um bom acompanhamento para pratos saudáveis, os benefícios do azeite de oliva, por si só, são inúmeros. Como já foi citado, ele facilita o processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda quem está fazendo dietas com foco em emagrecimento. O azeite também é um anti-inflamatório natural, é rico em antioxidantes e, por ser uma gordura boa, ajuda a controlar o colesterol.