Beber uma taça de vinho por dia faz bem ou mal para saúde? Descubra a verdade!
Com a temporada de inverno se aproximando, nada mais agradável do que degustar um bom vinho, não é mesmo? Inclusive, diversos estudos apontam que beber uma taça de vinho tinto por dia, por exemplo, faz bem à saúde, principalmente ao coração. Será que isso é verdade ou é mais uma “desculpa” para podermos dar uma escapadinha na alimentação sem pesar muito na consciência? Descubra a verdade!
A boa notícia para os apreciadores de vinho é que, sim, a bebida pode ser consumida dentro de uma alimentação equilibrada, contudo, precisa ser ingerido de forma moderada. A nutricionista Luciana Fiorese Vignoli reforça essa afirmação: “Uma a duas taça de vinho por dia fazem bem ao coração por conter flavonoides, uma substância antioxidante que protege as células contra o envelhecimento e protege o coração de doenças cardiovasculares“, explica.
Mais benefícios do vinho: Beber vinho em prol da saúde pode minimizar os efeitos do cigarro no organismo, prevenir doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial, reduz a formação de cálculos renais e previne gripes e resfriados. Uma substância conhecida como resveratrol (também presente no vinho tinto) ainda é capaz de produzir efeitos neuro protetores, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer e a demência.
Opções para quem não pode ingerir bebida alcoólica:
Os flavonoides, a substância que traz esse bem-estar ao organismo, não é encontrada somente no vinho, veja outras alternativas indicadas pela nutricionista para obter esses benefícios:
– Suco concentrado de uva integral
Frutas: Uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e outras de cores avermelhadas
Vegetais: Espinafre, brócolis, couve e cebola
Cereais e sementes: Soja, linhaça e nozes.
*OBS: Lembrando sempre da prática de alguma atividade física e beber o vinho com moderação, como se fosse uma dose de remédio diária, e para quem não pode ingerir bebida alcoólica como grávidas, crianças e pessoas que fazem uso de medicamentos controlados. “Sugiro introduzir os alimentos alternativos ao vinho à dieta diária para servir de aliado do nosso coração”, finaliza a profissional.