Brigadeiro de abacate: aprenda a fazer esse doce fit saudável
Quando bate aquela vontade de comer doce, muitas pessoas pensam logo em preparar um brigadeiro – feito geralmente com leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Mas você sabia que é possível preparar uma versão mais saudável – e tão saborosa quanto – dessa sobremesa tradicional brasileira? O brigadeiro de abacate, para quem não conhece, é uma alternativa bem cremosa, rica em vitaminas, minerais e triptofano (aminoácido precursor da serotonina), que funciona como um excelente doce fit. Confira aqui o nosso passo a passo para o preparo da receita!
Como fazer brigadeiro de abacate?
Para fazer um brigadeiro de abacate fit bem saboroso, a nossa sugestão é optar pelo cacau como substituto do chocolate em pó, adicionar um pouco de mel como adoçante natural e usar preferencialmente um abacate bem maduro (para que a polpa esteja mais doce e molinha, dando uma melhor consistência de brigadeiro). A boa notícia é que, além de saudável, essa sobremesa é uma das mais fáceis e rápidas de fazer!
Ingredientes
– 1 abacate médio
– 4 colheres de sopa de cacau em pó (70%)
– 3 colheres de mel
– ½ copo de água
– Canela em pó a gosto (opcional)
Para começar, corte o abacate ao meio, raspe toda a polpa com uma colher, transferindo-a em seguida para um recipiente limpo. Use um garfo para amassar bem a polpa e, logo depois, adicione o cacau e a água. Misture tudo com um mixer (ou recorra ao liquidificador) e acrescente o mel. Bata novamente até que a mistura fique bem homogênea. No fim, transfira o brigadeiro para potinhos de vidro, deixe-os na geladeira por algumas horas e, se quiser, na hora de servir salpique um pouco de canela em pó por cima. Fica uma delícia!
Quais são os principais benefícios do brigadeiro de abacate?
Além de funcionar como um substituto fit do brigadeiro tradicional, esse doce fornece uma série de nutrientes importantes para o organismo, como fibras, potássio, fósforo, ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9), vitaminas do complexo B e E, substâncias antioxidantes e triptofano. Por isso, esse doce ajuda no controle do colesterol, faz bem para o funcionamento do intestino e ainda ajuda a melhorar o humor – tendo em mente que o triptofano desencadeia uma maior produção de serotonina no organismo (o hormônio “da felicidade”).