Brócolis congelado: 5 motivos para ter esse vegetal sempre à mão
Apostar no brócolis congelado pode ser sinônimo de praticidade e de preparos muito mais saudáveis no seu dia a dia. Além de saboroso, o brócolis é um vegetal cheio de benefícios, como a diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, o fortalecimento das articulações e ossos e, também, o aumento da imunidade. Outra vantagem é que ele é versátil: as receitas com brócolis são variadas e agradam a diferentes paladares. Quer conhecer algumas formas de aproveitar tudo o que ele tem a oferecer? Confira cinco momentos em que você pode incluir o brócolis congelado de forma fácil e prática na refeição!
Arroz com brócolis fica saboroso e nutritivo
A combinação de arroz com brócolis funciona muito bem com o arroz integral. Como ele tem um sabor que não agrada a todos os paladares, fazer um refogado para temperá-lo depois de cozido ajuda bastante – principalmente se você ainda estiver se acostumando com esse tipo de grão. É justamente aí que o brócolis congelado pode entrar: na hora de misturar o arroz no refogado de alho e cebola, você pode incluir pedaços do vegetal já cozido e outros legumes.
Suflê de brócolis pode contar com outros legumes
Mais uma das receitas com brócolis que fica ainda melhor com outros legumes é o suflê. O prato, que é bem simples de preparar, pode ser feito com qualquer recheio. Além dele, legumes como a cenoura e a abobrinha, que também é nutritiva, combinam bastante com o prato. Na hora de temperar, aposte em um pouco de pimenta do reino e cheiro verde. Para o resultado ficar ainda mais leve, troque a farinha de trigo da receita pela de linhaça.
Brócolis refogado é simples e aumenta o valor nutritivo do prato
Já tem a comida pronta, mas sentiu que falta um legume para compor o prato? O brócolis congelado é exatamente o que você precisa. Basta cozinhar – ele fica pronto bem rápido – e, depois, refogar. O tempero vai variar de acordo com seu gosto, mas o clássico de cebola picada dourada em um fio de azeite de oliva extravirgem sempre faz sucesso.
No molho do macarrão, o brócolis congelado ajuda a aumentar as fibras da refeição
Uma das principais vantagens do brócolis é que seu sabor combina com diferentes ingredientes e, por isso, ele também pode ser um aliado da macarronada. Seja com molho de tomate, carne vermelha, frango ou, até mesmo, atum, o resultado fica ainda mais saudável com a inclusão do vegetal. Neste caso, basta cozinhá-lo enquanto a massa estiver sendo preparada (em panelas diferentes) e, depois, incluir o vegetal picado no molho de macarrão de sua escolha.
Em sanduíches, o brócolis deixa o resultado mais leve e facilita a digestão
Se você quiser preparar um sanduíche para o lanche à tarde ou em alguma outra ocasião especial, o brócolis congelado pode ajudar a aumentar as fibras totais do prato. Consequentemente, ele melhora a digestão e essa é uma boa saída para quem tem intestino preso e encontra dificuldades mesmo consumindo pão integral. Ele combina com recheios variados, como o frango desfiado com creme de ricota, por exemplo. Para quem não come carnes, o brócolis vai bem com o queijo cottage em qualquer tipo de pão.