Câncer e alimentação: Quais são os alimentos que podem combater essa doença?
A luta contra o câncer deve começar pela boca. Sim, os hábitos alimentares do dia a dia estão diretamente relacionados à prevenção e o combate dessa doença. Dietas equilibradas, pratos coloridos e naturais, além de ingredientes orgânicos e ricos em nutrientes, são fundamentais para deixar o organismo forte e pronto para defender o corpo dos mais diversos tipos de tumores cancerígenos.
O mês de outubro é simbólico. Com a campanha “Outubro Rosa”, ele é mundialmente dedicado à prevenção do câncer de mama. Porém, durante todo ano, nós devemos ter essa mesma consciência e compreender que também há outros tipos de câncer que precisam ser devidamente prevenidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer, contudo, quando são tratados ou antecipadamente diagnosticados, as chances de cura são enormes, podendo chegar até 95%, dependendo do tumor e da região do corpo.
A nutricionista Carine Rodrigues diz que a doença atingiu tamanhas proporções por causa dos nossos hábitos diários e vícios de vida: “Não só pelo envelhecimento da população que os números estão crescendo, mas também pelo processo de industrialização dos itens de consumo e pelas mudanças nos hábitos de vida da população. Os hábitos alimentares possuem influência direta no processo de carcinogênese (quando as células se transformam em células cancerígenas), seja como ação preventiva ou desencadeadora de tumores”, explica a nutricionista.
Qual é a relação entre o câncer e a alimentação?
Segundo a nutricionista, existe diversos fatores que relacionam à alimentação com o câncer: “Existe uma relação direta do aumento dos riscos de câncer com a obesidade, o consumo excessivo de carnes vermelhas, gorduras e bebidas alcoólicas. Por outro lado, o consumo de hortaliças e frutas dentro de uma dieta equilibrada podem ter ação preventiva. Os nutrientes presentes nesses alimentos como antioxidantes, fibras, vitamina D, cálcio e ácido fólico possuem ações benéficas”, completa a profissional.
Conheça os alimentos que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer
Câncer de mama: Carine Rodrigues explica que os alimentos ricos em ômega 3 como, por exemplo, salmão, atum, chia, linhaça e nozes, possuem ação protetora a esse tipo de câncer. “Eles podem inibir a carcinogênese, retardar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia da radioterapia e de várias drogas quimioterápicas”, analisa a profissional.
Câncer de pele: Segundo o Instituto Vencer o Câncer, o principal nutriente para combater esse tipo da doença são os ricos em vitamina B3 que possui funções terapêuticas e também cosméticas. Os alimentos em que podemos encontrar a substância são: arroz, atum, amendoim, feijão, carne bovina e leite.
Câncer de próstata: Para esse tipo de câncer, a nutricionista Carine Rodrigues destaca alimentos ricos em licopeno, já que a substância impede o crescimento das células cancerígenas. São eles: tomate, melancia, goiaba, pimentão vermelho, repolho roxo e mamão.
Câncer de pulmão: Além de bons hábitos, como evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas em demasia, o betacaroteno substância presente na cenoura, abóbora, beterraba, manga e mamão, por exemplo, são boas opções para combater o câncer de pulmão.
Câncer de cólon e reto: As fibras alimentares são responsáveis por ajudarem no tratamento do câncer, como explica Carine: “As fibras alimentares presentes nos cereais integrais, nas frutas e hortaliças previnem o câncer colorretal, uma vez que aceleram o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de exposição a agentes nocivos e carcinógenos com a mucosa colônica”.
Câncer de estômago: De acordo com dados do site do INCA, Instituto Nacional de Câncer, para prevenir o câncer de estômago, o ideal é seguir uma dieta balanceada, porém, alimentos ricos em vitamina C, encontrado em frutas e verduras como laranja, limão, acerola, brócolis, couve e pimentão se tornam protetores desse tipo de câncer.
* Outras informações sobre os tipos de câncer e a alimentação podem ser conferidos no site do INCA e do Hospital de Câncer de Barretos.