Cardápio para o verão: veja 10 alimentos indicados para comer nos dias de sol
Sol, praia, mar, sombra, água fresca, natureza e atividades ao ar livre… É tudo que desejamos quando acordamos em um lindo dia de verão, não é mesmo? E, para aproveitar o melhor dessa estação, é preciso ter uma alimentação saudável, com ingredientes que garantam ânimo, disposição e energia para driblar o forte calor da época. Sendo assim, tome nota: veja os 10 alimentos indicados para o seu bem-estar durante esse período.
O verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 20 de março de 2018. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o mais importante nesse período é manter o corpo hidratado, com bastante líquido e alimentos que ajudem a manter o organismo equilibrado e com os nutrientes necessários para o bem-estar:
“No verão, a temperatura sobe e, para tentar regular a temperatura corporal, o nosso organismo aciona mecanismos como, por exemplo, aumento da produção de suor, para tentar regular a temperatura interna. Devido ao aumento da transpiração, eliminamos muita água e minerais, que devem ser repostos para evitar a desidratação. Além da hidratação, também é essencial investir em alimentos que reponham esses nutrientes perdidos por meio do suor e dar preferência por refeições de fácil digestão”, analisa a profissional.
O que devemos comer durante o verão?
1 – Água de coco: Carine destaca que a bebida é perfeita para hidratar, repor a água e para aumentar os níveis de potássio no corpo, visto que esse mineral é perdido durante a transpiração intensa.
2 – Melão: Essa fruta refrescante, além de ajudar na hidratação por ter muita água em sua composição, também contém a zeaxantina, que é um tipo de carotenoide, que protege os olhos da radiação solar. O melão pode ser acrescido em saladas, de folhas ou frutas, em forma de sucos ou consumido em sua forma natural.
3 – Abacaxi: Essa fruta refrescante vai ajudar a aliviar o calor excessivo nos dias mais quentes e vai ajudar a manter o corpo mais hidratado. O abacaxi também é fonte de vitaminas e minerais que garantem o equilíbrio do corpo e impedem o desenvolvimento de doenças, além de gripes e resfriados.
4 – Alface: Perfeita para uma salada refrescante como refeição principal, as folhas de alface são de fácil digestão e também possui minerais como fósforo e potássio, ajudando a equilibrar o organismo e fazer com que ele funcione da maneira correta.
5 – Cenoura: Perfeita para tornar o bronzeado mais duradouro e natural, a cenoura é uma fonte riquíssima de betacaroteno, um poderoso agente antioxidante que estimula a melanina, protege a pele e ainda retarda o envelhecimento precoce das células, impedindo o desenvolvimento de rugas e marcas de expressão.
6 – Chás gelados: Limão, hortelã, chá preto, mate… A variedade pode ser infinita dessas bebidas, basta você escolher seu sabor preferido e degustar. Essas bebidas são energizantes, ajudando a melhorar na disposição que acaba ficando baixa devido o calor excessivo. Os chás também podem ser preparados com sucos de frutas, formando um delicioso suchá, saudável e refrescante.
7 – Couve: A couve é um dos vegetais verdes escuros mais indicados para consumo. Além de possuir pouquíssimas calorias, o alimento contém fibras alimentares que ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na digestão. Fonte de minerais como ferro, potássio e fósforo, as folhas ajudam a repor os nutrientes que são perdidos no suor.
8 – Peixes: Os mais variados tipos de peixe, como salmão, tilápia, bacalhau, atum, sardinha, etc, são também boas fontes de proteínas para o organismo, bem como de gorduras boas, como o ômega 3, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e para o coração.
9 – Ovo: Para quem gosta de evitar o consumo de carnes no verão, os ovos se tornam alternativas para aumentar a ingestão de proteínas nas principais refeições. Também é indicado para o café da manhã e lanches alternativos. Rico em vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K, o alimento ajuda na síntese dos músculos e também protege o sistema imunológico.
10 – Laranja: Rica em vitamina C, esse nutriente torna a laranja um potente antioxidante, que ajudar a combater os radicais livres produzidos durante alguma atividade física feita ao livre, por exemplo.