Chá de alecrim é bom pra quê? 5 benefícios do consumo da bebida
Muito usado como tempero e planta medicinal, o alecrim se destaca por ser bem aromático, de fácil cultivo e rico em diferentes propriedades terapêuticas. O chá de alecrim, em especial, tem uma forte ação antioxidante, anti-inflamatória, digestiva e um alto teor de vitaminas. Por isso, a bebida é muito indicada para fortalecer a imunidade e tratar uma série de problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Nós preparamos uma matéria sobre os benefícios do chá de alecrim e como prepará-lo. Vale a pena conferir!
Para que serve o chá de alecrim?
O chá de alecrim é uma fonte importante de vitaminas A, C, potássio, cálcio e substâncias medicinais que ajudam a equilibrar o organismo. O que muita gente não sabe é que, além de ingerir a bebida, é possível aplicá-la diretamente na pele e nos cabelos para evitar o envelhecimento precoce, a oleosidade e possíveis inflamações. Confira as principais vantagens desse tipo de chá:
1. Melhora o processo de digestão
Por ser fonte de fibras, vitamina C e antioxidantes, o chá de alecrim auxilia bastante no processo de digestão, melhora a absorção de ferro (e outros minerais), combate a acidez, sintomas de azia ou de desconforto abdominal. Por isso, uma boa dica é consumir essa bebida logo após o almoço ou jantar.
2. Ajuda no controle do índice glicêmico
Você sabia que o chá de alecrim também é ótimo para quem tem diabetes? Isso porque ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e contribui para o bom funcionamento do sistema endócrino – ajuda a manter uma produção equilibrada de insulina e de outros hormônios.
3. Tem ação diurética, anti-inflamatória, antibiótica e cicatrizante
Outro diferencial do chá de alecrim é que ele fornece uma grande quantidade de substâncias diuréticas, detox e anti-inflamatórias. Ou seja, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, evita o acúmulo de líquidos (possíveis inchaços) e fortalece a imunidade contra gripes e resfriados. A bebida ainda tem forte ação antibiótica e antioxidante – ajuda a tratar infecção urinária, diarreia e outros problemas causados por bactérias. Esse tipo de chá – ingerido ou aplicado como cataplasma – também é ótimo para amenizar sintomas de gastrite, artrite, tendinite e auxilia no processo de cicatrização de feridas.
4. Melhora a circulação sanguínea
Para garantir um bom funcionamento do sistema circulatório, o chá de alecrim é considerado um grande aliado. Além de auxiliar no controle do colesterol (evita o acúmulo de gorduras), a bebida tem efeito anticoagulante, melhora bastante o fluxo sanguíneo e ajuda na oxigenação do corpo.
5. Combate o estresse e a ansiedade
Você sabia que o chá de alecrim também é ótimo para a saúde mental? Por ter compostos fenólicos, como o ácido carnósico, ele melhora a capacidade de memória, raciocínio e garante um bom funcionamento do cérebro como um todo. Por ter um certo efeito calmante, inclusive, o alecrim é muito usado em tratamentos de aromaterapia, ajudando a tratar problemas como estresse e ansiedade. Para melhorar no aspecto relaxante, uma boa dica é adicionar outras plantas medicinais, como a camomila, para o preparo do chá.
Como fazer chá de alecrim?
Para usufruir bem dos benefícios do chá de alecrim, uma boa dica é usar preferencialmente folhas frescas e, se desejar, adicionar outros ingredientes, como mel, limão ou gengibre, que agregam mais sabor e nutrientes importantes para a saúde.
Ingredientes
– 1 ramo de alecrim fresco
– 300 ml de água
– Sumo de ½ limão (opcional)
Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione o ramo de alecrim, tampe o recipiente e apague o fogo. Espere 10 minutos, coe o chá e adicione o sumo de limão. Prontinho!