Chá de cebola: para que serve e como preparar
Que tal aproveitar cascas, talos, sementes e caules de vegetais para fazer diferentes receitas na cozinha? O chá de cebola, em especial, é uma bebida medicinal que costuma ser feita com a casca do alimento. Além de trazer muitos benefícios, esse tipo de chá é fácil de preparar e ainda pode ser incrementado com alho e especiarias. Ficou interessado? Nós listamos os principais benefícios do chá de cebola e ensinamos a preparar uma versão bem terapêutica da bebida. Confira!
Afinal, chá de cebola é bom pra quê?
Assim como outros chás medicinais, o de cebola pode ser consumido como uma espécie de xarope caseiro, pois é rico em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades fitoterápicas. Para usufruir ao máximo de seus nutrientes, a principal dica é tomar o chá fresco, ainda quente e também incluir outros ingredientes que agregam mais sabor. Descubra para serve chá de cebola:
Chá de cebola para tosse: aprenda a amenizar dores e sintomas de gripe
O chá de cebola é considerado um ótimo aliado para amenizar tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe. Isso porque ele contém importantes compostos antioxidantes, como a quercetina – substância flavonoide que cumpre ação anti-inflamatória e analgésica. Ao tomar esse chá quentinho, é possível diminuir a irritação na garganta e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema de defesa do corpo.
Chá de cebola e alho funciona como anti-inflamatório natural
Você sabia que a combinação de alho com cebola funciona como anti-inflamatório natural? Enquanto a cebola é fonte de quercetina e outros antioxidantes, o alho é rico em alicina, uma substância que cumpre várias funções terapêuticas: regula a pressão arterial e, principalmente, surte efeito antibiótico e anti-inflamatório no organismo.
Por ter uma grande concentração de substâncias medicinais, o chá de cebola e alho é ótimo para tratar inflamações no estômago, na garganta, faz uma limpeza no organismo e ainda dá um up na imunidade. Vale a pena experimentar essa bebida!
Chá de casca de cebola faz bem para a pele, tem efeito antiviral e antioxidante
Em comparação com a polpa da cebola, a casca se destaca por ter um teor ainda mais alto de quercetina (flavonoide com ação anti-inflamatória) e outros compostos antioxidantes que fazem bem para a pele. Por isso, o chá medicinal é feito quase sempre com essa parte do alimento.
A bebida surte efeito antiviral, antibacteriano e antioxidante – combate a ação dos radicais livres e fortalece a imunidade. Ela ajuda a combater o envelhecimento precoce e outros problemas relacionados à degeneração das células. Por isso, uma boa dica é guardar as cascas da cebola para fazer um chá sempre que possível.
Chá de cebola tem ação diurética e melhora a saúde do coração
O chá de cebola ajuda a evitar a retenção de líquidos – ou seja, serve para desinchar o corpo e eliminar as toxinas do sangue. Por conta da ação da quercetina – presente principalmente na casca da cebola -, esse tipo de chá medicinal também ajuda a controlar os níveis de colesterol e melhora significativamente a circulação sanguínea.
Como fazer chá de cebola branca ou roxa?
Para fazer um chá nutritivo, você pode usar as cascas de qualquer tipo de cebola. No entanto, o ideal é que você prepare a bebida o quanto antes (em vez de guardar as cascas por muito tempo). Vale lembrar que também é possível incrementar o chá de casca de cebola com alho, gengibre, mel e outras especiarias que agregam tanto sabor quanto nutrientes. Fica por sua conta!
Ingredientes
– 500 ml de água
– Cascas de 1 cebola orgânica Taeq
– 2 dentes de alho orgânico Taeq amassados (opcional)
– Mel orgânico Taeq a gosto (opcional)
Em uma panela, coloque a água, as cascas de cebola, o alho amassado (opcional) e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois é só coar a bebida, adoçar com o mel e prontinho!