Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 24/09/2020

Chá de guaco: como fazer e quais os nutrientes dessa planta medicinal

Também conhecido como “erva de bruxa”, o guaco é uma planta medicinal originária da América do Sul que se destaca, principalmente, por auxiliar no tratamento de problemas respiratórios. Muito usada no preparo de chás, a erva possui substâncias terapêuticas (antioxidantes, anti-inflamatórias, entre outras) que fortalecem a imunidade a longo prazo. Para te incentivar a consumir mais essa plantinha no dia a dia, nós preparamos uma matéria sobre o chá de guaco e seus benefícios. Confira!

Quais são os benefícios do chá de guaco?

O chá de guaco, para quem não conhece, é considerado um ótimo remédio natural para tratar dor de garganta, tosse, rouquidão, ajuda a amenizar os sintomas da gripe e também auxilia no tratamento de diferentes problemas respiratórios.

1. Tem ação expectorante e antialérgica

Um dos principais benefícios do chá de guaco é que ele ajuda a amenizar sintomas de gripe e rinite, pois apresenta ação expectorante e antialérgica – ou seja, ajuda a eliminar secreções por via respiratória e fortalece a imunidade a longo prazo. O guaco também tem substâncias broncodilatadoras que ajudam a tratar problemas relacionados à respiração.

2. Faz bem para a saúde da pele e dos cabelos

Por conter substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de guaco faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos (combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce) e também ajuda a tratar possíveis focos de infecção nos tecidos.

3. Ajuda no funcionamento do intestino

Você sabia que o chá de guaco também pode ajudar muito no funcionamento do sistema digestivo? Isso porque ele tem ação antidiarreica – ou seja, faz bem para a saúde do intestino e impede possíveis quadros de desidratação.

Como fazer chá de guaco?

Para fazer um chá de guaco bem terapêutico e saboroso, o mais importante é usar folhas frescas da erva e, se julgar necessário, incrementar a receita com outros ingredientes naturais (como diferentes ervas, especiarias ou até mesmo um pouco de mel).

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de folha de guaco

– 500 ml de água

– 1 colher de sobremesa de mel (opcional)

Para começar, coloque a água para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione as folhas de guaco, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por pelo menos 15 minutos. Na hora de servir, acrescente um pouco de mel (opcional) que fica bem saboroso.