Chá mate faz mal? Os benefícios da erva e qual o seu consumo ideal
Usada no preparo de chás (quentes ou gelados), drinks e bebidas tradicionais, como o chimarrão e o tereré, a erva mate se destaca por ser bem aromática, saborosa e ainda fornece uma série de nutrientes importantes. No entanto, existe o imaginário de que chá mate faz mal à saúde – o que, dependendo da situação e da forma de consumo, até pode ser uma afirmação verdadeira. Então, para entender melhor as propriedades da bebida, nós preparamos uma matéria falando sobre os principais benefícios do chá mate e os cuidados necessários para o seu consumo. Confira!
Afinal, chá mate faz mal ou bem à saúde?
Embora algumas pessoas acreditem que chá mate faz mal, isso não necessariamente é verdade. Afinal, a erva tem um alto teor de vitaminas, antioxidantes e substâncias terapêuticas que fortalecem o organismo. No entanto, por ter uma grande quantidade de cafeína, a bebida não pode ser consumida em excesso – caso contrário, pode causar insônia, ter efeito abortivo e até mesmo causar taquicardia ou piorar a gastrite (pois tende a aumentar a secreção gástrica).
Para aproveitar bem os benefícios do chá mate, é muito importante consumi-lo de forma moderada. O ideal, inclusive, é ingerir no máximo 2 xícaras por dia – preferencialmente nos intervalos das refeições. Ainda assim, vale a pena consultar um nutricionista para estipular o consumo adequado da bebida – dependendo do seu objetivo, por exemplo, é possível beber uma quantidade um pouco maior ou menor do chá diariamente.
Quais os benefícios do chá mate?
Para quem não sabe quais são os benefícios da erva mate, vale a pena conhecer mais a fundo as propriedades nutricionais e substâncias terapêuticas presentes na erva. Lembre-se apenas de consumir a bebida com parcimônia, ok? Confira as principais vantagens de incluir esse tipo de chá no dia a dia:
1. Tem alto teor de vitaminas C, E e antioxidantes que fortalecem a imunidade
O chá de erva mate se destaca como um grande aliado do sistema imunológico. Isso porque ele é fonte de vitaminas C, E e de agentes antioxidantes que evitam gripes, resfriados e mantêm o sistema de defesa do corpo bem fortalecido. Para melhorar nesse quesito, uma boa dica é incluir limão e gengibre no preparo do chá.
2. Ajuda no processo de emagrecimento
Você já deve ter ouvido falar que chá mate emagrece – afirmação que realmente tem um quê de verdade. Isso porque a bebida tem ação termogênica – isto é, acelera o metabolismo e, consequentemente, otimiza o processo de queima de gordura corporal. Além disso, o chá mate garante mais saciedade e ainda ajuda na digestão.
3. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica
Além de ter compostos antioxidantes, o chá de erva mate apresenta ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Por isso, ajuda a tratar dores (como a de garganta) e protege o organismo contra possíveis infecções, até mesmo a formação de cáries nos dentes. Por ter essas propriedades medicinais, essa bebida é ótima para dar um up na imunidade.
4. Ajuda a controlar o colesterol e o índice glicêmico
Você sabia que o chá mate também é ótimo para a saúde do coração? Por ser fonte de saponinas (poderosos antioxidantes), a bebida ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Por conta disso, inclusive, esse tipo de chá é bastante indicado para quem tem diabetes. Mas não se esqueça de consultar um nutricionista antes de iniciar o seu consumo regular, ok?
5. Combate o envelhecimento precoce
Outro diferencial do chá mate é que, por ser rico em saponinas, vitaminas e outros antioxidantes, ele faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos. Quando consumida de forma regular, a bebida evita o envelhecimento precoce e ajuda a desintoxicar o organismo.