Chega de frio! Veja os melhores pratos para se aquecer no inverno sem engordar
O inverno já chegou e, com ele, a vontade de comer mais também. Parece até lenda, mas é verdade: nos dias mais frios, nosso apetite fica muito maior por causa da alteração metabólica que o clima mais seco gera em nosso organismo e da maior necessidade de repor as energias que foram gastas aquecendo o corpo. Então, para resolver o problema, nada melhor que apostar em pratos saudáveis e quentinhos para matar a fome sem engordar – e ainda ficar devidamente aquecido durante os dias mais frios. Sem ideia do que preparar? Confira as melhores opções para a estação:
Sopa de legumes, prato clássico do inverno, é rica em nutrientes
Quando se fala em comida de inverno, a sopa é um dos primeiros pratos que vem à cabeça, não é? Além de ser a cara da estação por ser bem quentinha, ela é saborosa e ainda conta com muitos benefícios para o organismo devido à mistura de legumes em uma única refeição. Uma de suas vantagens é o aumento de energia, já que ela é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras na medida certa.
Na hora de prepará-la, é importante ficar atento a um detalhe: nada de colocar legumes demais para não correr o risco de aumentar a taxa de açúcar no sangue. Três a quatro opções já são mais do que suficientes para deixar a sopa com os nutrientes que você precisa. Lembrando que, se desejar, também é possível acrescentar uma carne magra.
Salada no inverno? Aposte na versão morna
Engana-se quem pensa que a salada só funciona no verão e que por isso deve ser deixada um pouco de lado no inverno. Dá para comer esse prato superleve e nutritivo e ainda se aquecer na estação se você esquentar os nutrientes e apostar na sua versão morna. Uma opção nutritiva é a salada de lentilha. Rica em ferro e fibras, ela também é ótima para não cair na tentação da gula no inverno por proporcionar saciedade mais rapidamente.
Caldo de frango com legumes e batata-doce pode substituir a canja de galinha
Outro prato que é a cara do inverno é a canja de galinha. Mas, como essa iguaria não é lá das mais saudáveis, a dica é trocá-la por um caldo de frango com legumes e batata-doce, que é bem mais leve e nutritivo. Além de ser rico em proteínas e fortalecer os músculos, também tem a vantagem de fornecer mais energia para o corpo – o que é ótimo para os dias mais frios.
Fondue na versão light é dica de sobremesa para os dias mais frios
Como a vontade de beliscar aumenta no inverno, também é bom ter opções mais saudáveis e quentinhas para a sobremesa – como o fondue, por exemplo, um prato que faz muito sucesso nas regiões mais frias. Em sua versão tradicional, com mussarela, gorgonzola e provolone, o prato fica bem gorduroso, mas dá para mudar a receita para comer a iguaria sem se preocupar.
O segredo é trocar os queijos comuns pelos magros, o leite integral pelo desnatado, e o pão francês pelo integral. Com essa substituição, além de menos gordura, o organismo ainda ganha cálcio, fibra e fica satisfeito mais rapidamente.
Não precisa dispensar o chocolate quente: invista na sua versão light
Não dá para passar pelo inverno sem lembrar do chocolate quente. Afinal, os dois são quase sinônimos por aqui. Por isso, para tomar essa bebida sem se preocupar com o peso, a dica é investir na versão light. Nessa nova receita, uma boa opção é trocar os ingredientes tradicionais pela bebida de soja e pelo achocolatado light – como você pode ver aqui.