Cobre: Fontes do mineral são importantes aliados para o rejuvenescimento da pele
Cada vez mais, milhares e milhares de pessoas investem dinheiro em cosméticos e tratamentos estéticos para tentar driblar os efeitos do tempo e manter a pele bonita, firme e jovial. Mal sabem elas que uma das mais naturais e econômicas fontes da juventude está nos alimentos! Pouco falado em relação a outros nutrientes dos grupos alimentares, o cobre, por exemplo, é um mineral fundamental para deixar a pele limpa e saudável , combatendo o envelhecimento precoce da células do organismo.
Segundo a nutricionista Caroline Codonho, o cobre melhora os aspectos da pele, por ser importante para a formação dos tecidos conjuntivos, compondo a fibra de colágeno e da elastina, essenciais para a firmeza. “O cobre também tem papel na formação da melanina. A carência dele pode causar despigmentação precoce do cabelo, anemia por carência de cobre, fragilidade ósseo e flacidez”, revela a especialista.
A enzima responsável pela ligação do colágeno com a elastina (componentes que formam a pele), a lisil oxidase, depende do cobre pra fazer essa ligação. É isso que garante a formação de um tecido conjuntivo forte e flexível.
Qual é a quantidade recomendada de cobre para o dia a dia?
A deficiência de cobre no organismo pode causar problemas como manchas na pele, surgimento de cabelos brancos precocemente e flacidez. Para evitar esses contratempos, basta manter em dia a quantidade recomendada de ingestão do cobre, conforme explica a Dra. Codonho:
“A quantidade de recomendada para um adulto é de 900mcg de cobre por dia. Com duas ou 3 castanhas do pará já atingimos essa quantidade. Castanhas em geral e chocolate meio amargo são ótimas fontes do mineral”, destaca a nutricionista.
Consumir alimentos que tenham cobre em sua composição não é tão difícil assim, mas para deixar ainda mais prática a sua escolha, fizemos uma lista de 10 alimentos importantes e que são fontes do mineral. Veja!
– Cacau em pó
– Açúcar mascavo
– Ervilha
– Amendoim
– Aveia
– Brócolis
– Cogumelo
– Carne bovina
– Arroz
– Gema de ovo de galinha