Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sinais no corpo? Descubra quais alimentos combatem as manchas na pele
Guia Culinário 22/10/2015

Sinais no corpo? Descubra quais alimentos combatem as manchas na pele

Arroz, limão e mel. O que esses alimentos têm em comum? Inúmeros benefícios à sua saúde! Ainda mais quando estão juntos em uma mesma receita, os três potencializam os seus nutrientes e se tornam grandes aliados do organismo, principalmente para a jovialidade das células que diminuem as manchas de pele.

As “manchinhas”, que aparecem normalmente conforme a idade, localizam-se, principalmente, em regiões específicas do corpo que são mais expostas aos raios solares, como os ombros, rosto e mãos. Elas evoluem em adultos a partir dos 40 anos, contudo, como toda regra há exceção e o sol a cada dia chega mais forte, pessoas mais jovens também podem ser afetadas. Apesar de não oferecem maiores riscos à saúde e ser um problema mais estético, é sempre bom tomar precauções e buscar orientação médica a cada sinal ou mancha estranha no corpo. A dermatologista, Carla Tamler explica mais detalhadamente:

“Essa manchinha, popularmente conhecida como mancha senil, são pequenas manchas amarronzadas que costumam aparecer em pessoas de mais idade, comuns principalmente em áreas expostas ao sol, como dorso das mãos, face, colo, ombros e braços. Entretanto, o nome mais adequado para ela seria melanose solar, porque estas manchas são provocadas pela radiação ultravioleta que estimula maior número e atividade dos melanócitos, células que produzem melanina – pigmento que dá cor à pele”.

Para o combate às manchas de pele, alguns alimentos servem perfeitamente para um tratamento natural, saudável, e longe de cosméticos ou outros medicamentos. De acordo com a Dra. Carla, uma alimentação rica em açúcares pode se relacionar com envelhecimento e flacidez na medida em que “reagem”com as proteínas relacionadas à firmeza da pele, como colágeno e elastina. O betacaroteno é precursor da vitamina A e está envolvido na formação da melanina. Possui ação antioxidante e de proteção contra a RUV (radiação ultravioleta), auxiliando na prevenção do envelhecimento cutâneo.

“Alimentos ricos em betacaroteno são manga, mamão, cenoura, abóbora entre outros. As vitaminas E e C também atuam contra radicais livres relacionados ao envelhecimento da pele.”, destaca a profissional.

Propriedades do arroz, mel e limão para combater as manchas da pele

Arroz – Têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, possui efeitos calmantes e é excelente para esfoliar (remover a camada exterior da pele)


Mel –
Também muito utilizado em cremes, ele ótimo para hidratação e esfoliação, pois é rico em açúcares naturais que limpam e ajudam a pele manter-se hidratada.

Limão – É eficaz contra manchas de idade porque clareia a pele. É rico em ácido cítrico, vitamina C e Alfa hidroxiácidos (AHAs). Ele também tem propriedades antibacterianas. Devido às suas propriedades blanqueadoras é ótimo para reduzir a hiperpigmentação.

Outros alimentos que eliminam as manchinhas

Fontes de vitamina C: Laranja, acerola, morango e alguns legumes e verduras


Fonte de vitamina E:
Semente de girassol, frutas secas, sardinha e abacate.