Comer mamão à noite faz mal? Saiba os mitos e verdades dessa fruta
Muita gente tem o costume de comer mamão no café da manhã – seja na salada de frutas, na vitamina, no suco ou cortado em pedaços pequenos, junto com granola e outros ingredientes. No entanto, as pessoas ficam na dúvida se a fruta pode (ou não) ser consumida a qualquer hora do dia. Para entender mais sobre os benefícios do mamão, nós listamos alguns mitos e verdades da fruta. Confira e aprenda!
Mamão não pode ser consumido à noite – MITO
Se você gosta de comer mamão na janta – seja na salada, sobremesa ou até mesmo na refeição principal, pode ficar tranquilo! A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia. O grande diferencial da fruta é que ela possui a enzima papaína, conhecida justamente por ajudar na quebra de partículas de gordura, auxiliando na digestão. Ou seja, pode comer mamão à noite sem preocupação, ok?
Fruta é uma das maiores fontes de vitamina A – VERDADE
Um dos maiores benefícios do mamão é que ele realmente é uma fonte importante de vitamina A – substância conhecida por auxiliar na saúde dos olhos. Além disso, essa vitamina fortalece a imunidade e tem uma ação antioxidante poderosa, combatendo os radicais livres do corpo. Por isso, o mamão é ótimo para evitar a degeneração celular e, consequentemente, o envelhecimento precoce.
Mamão é um alimento que engorda – MITO
Sabia que algumas pessoas pensam que o mamão engorda? No entanto, é justamente o contrário – essa fruta é pouco calórica, tem pouca gordura e, como já citamos, possui substâncias que estimulam a digestão. Ou seja, ela é uma ótima opção para quem precisa perder peso e busca uma alimentação mais leve para o dia dia.
Alimento auxilia no processo de cicatrização – VERDADE
Outro ponto interessante do mamão é que ele ajuda muito no processo de cicatrização. A enzima papaína – que auxilia na digestão, como já citamos – tem grande participação nesse caso. Isso porque ela funciona como “acelerador” da cicatrização, sendo ótima para quem cicatrizar tatuagens ou feridas, por exemplo. Além disso, o mamão também tem alto teor de vitamina C – substância que fortalece a imunidade e que atua na síntese de proteína, o que também é essencial para o processo de cicatrização.