Comer um dente de alho cru por dia faz bem? Nutricionista esclarece o assunto
É possível que você já tenha escutado alguém dizer que comer um dente de alho cru por dia faz bem. Mas será que isso é mesmo verdade? Dono de propriedades incríveis e considerado um superalimento, o alho é rico em vitaminas do complexo B, minerais poderosos – como selênio, manganês e ferro – e é o clássico tempero da culinária brasileira. Por isso, buscando entender qual é a sua melhor forma de consumo, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere sobre o assunto. Dá uma olhadinha na matéria!
Consumir alho cru potencializa as propriedades do alimento
De acordo com a nutricionista, consumir o alho em sua forma natural (ou seja, crua) é a melhor maneira de absorver todos os nutrientes do alimento. “A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência”, afirma.
Mesmo com todos os benefícios, comer alho cru pode fazer mal para algumas pessoas
Mas, cuidado! Mesmo com todos os benefícios do alho cru, há algumas restrições para essa forma de consumo. Segundo Carolina, pessoas que sofrem da Síndrome de Intestino Irritável (SII) ou de qualquer distúrbio digestivo devem evitar o alimento in natura. A explicação para isso é segue a mesma lógica de alguns alimentos fermentáveis que causam intolerâncias, como o leite. Eles tendem a serem mal digeridos pelo organismo e podem causar náuseas, vômitos, dores abdominais e desconfortos em geral.
Você conhece todos os benefícios do alho?
Além de explicar qual é a melhor forma de consumo do alho, a nutricionista relembra as vantagens de incluir esse poderoso alimento na alimentação. “O alho é excelente para o coração e para controle da pressão, ajuda no aumento da imunidade – evitando e ajudando a tratar gripes e resfriados – e ajuda também no combate de bactérias e fungos”, afirma.
O alho também é essencial para prevenir a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) – reduzindo o colesterol alto e os triglicerídeos -, combater o câncer de cólon e doenças infecciosas, melhorar os sintomas da asma e da bronquite e atuar como um anti-inflamatório natural. Incrível né?