Comida coreana: 4 pratos dessa gastronomia, que vem se popularizando no Brasil
Experimentar pratos de culinárias diferentes é sempre algo interessante. As comidas coreanas, em especial, vêm se popularizando bastante no Brasil – principalmente as mais apimentadas, feitas com vegetais e carnes bovinas. Aliás, vale destacar que quase todos os pratos coreanos são feitos com bastante pimenta. Portanto, caso você seja alérgico ou sensível demais a receitas picantes, é importante prestar atenção na hora de consumi-las.
Outro ponto interessante é que a culinária coreana é fortemente influenciada pela chinesa. Por isso, ela conta com pratos mais inusitados – que levam carne de cachorro, por exemplo. Nesse caso específico, as comidas não são bem aceitas e consumidas no Brasil. Mas não pense que toda comida coreana é feita dessa forma! Existem opções bem saudáveis, saborosas (e compatíveis com a nossa cultura) que valem super a pena experimentar. Nós separamos 4 receitas nutritivas que fazem bastante sucesso. Confira!
Kimchi é conhecido por ser altamente picante
Um dos pratos mais conhecidos e valorizados da culinária coreana é o kimchi – feito a partir de acelga, gengibre, pimenta, alho, rabanete e outros vegetais. Muitas pessoas também acrescentam camarão e molho de peixe para valorizar ainda mais o prato. Conhecido por ser altamente picante, o kimchi é muito consumido durante o inverno coreano. Ele se assemelha com um tipo de conserva e pode ser servido tanto no café da manhã quanto no almoço e no jantar.
Bulgogi é feito com carne vermelha e temperos diversos
Para quem gosta de carne bovina, o bulgogi talvez seja o prato coreano mais recomendado. Seu modo de preparo é bem simples e ele fica com uma aparência ótima depois de pronto. Você só precisa cortar a carne em pedaços finos (uma boa dica é usar peças de alcatra) e aplicar uma marinada com gengibre, alho, pimenta, açúcar e molho de soja. Comece fritando a cebola com outros temperos (pimenta e molho de soja não podem faltar) e depois adicione a carne. O mais recomendado é cozinhar a carne em altas temperaturas para dar um sabor defumado.
Kimbap se assemelha ao tradicional sushi japonês
Se você gosta do clássico sushi japonês também vai gostar do kimbap – um bolinho de arroz cozido com vegetais (como cenoura, pepino, pimenta e espinafre) envolto na alga de sushi. Visualmente, ele é bem parecido com o sushi, mas tem um sabor diferenciado principalmente por conta da pimenta e da diversidade de vegetais que possui. O kimbap também é um prato bem querido e saudável da culinária coreana. Portanto, vale super a pena experimentar!
Dolsot bibimbap é um risoto coreano bem nutritivo e saudável
Essa talvez seja a opção mais saudável e nutritiva da lista. Apesar de ter um nome complicado, o dolsot bibimbap é um prato bem simples e fácil de fazer. Afinal, ele é um tipo de risoto feito com vegetais bem saudáveis e nutritivos. Para preparar, você deve usar arroz coreano, cebola, abobrinha, chuchu, berinjela, broto de soja (ou de feijão), nabo, cenoura, carne moída e, é claro, a boa pimenta, que não pode faltar. Existem várias versões dessa receita, o que faz ela ser bem variada em relação aos ingredientes, especialmente no que se refere a tipos de legumes e de temperos.