Comida para viagem: opções saudáveis para não ficar com fome na estrada
Na hora de planejar a viagem não basta pensar nas roupas e sapatos que você vai colocar na mala. Afinal, dependendo da distância a ser percorrida é preciso levar pelo menos um lanche para não correr o risco de passar fome no caminho. Se você não tinha pensado nesse fator ou não faz ideia do que levar, fica tranquilo, que nós separamos dicas para não passar fome durante a viagem. Dá uma olhada:
Calcule a quantidade de comida necessária para o trajeto
Antes de mais nada, você está viajando sozinho ou acompanhado? Com ou sem crianças? Alguma dessas pessoas possui algum tipo de alergia ou intolerância? Tudo isso deve ser levado em consideração antes de preparar o lanche. Além disso, é preciso ter em mente o tempo de deslocamento, porque se forem muitas horas é preciso levar mais comida, e se for bem rápida apenas pequenos snacks são necessários para o caso de alguém sentir fome.
Frutas são opção saudável e nutritiva
Tudo bem que as frutas são perecíveis, mas como você não vai ficar exposto ao sol (salvo os casos em que as pessoas viajam de moto ou bicicleta) dificilmente elas vão estragar tão rápido. Além disso, são ricas em vitaminas, especialmente em vitamina C, que por sua vez melhora a imunidade, alivia contra o estresse e ainda ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Outro benefício é que há uma grande variedade de frutas – que vão das mais conhecidas, como maçã e banana, às exóticas, como pitaia e mirtilo -, o que significa que você pelo menos uma delas estará de acordo com o seu paladar.
Sanduíches podem ter recheios variados
Muitas vezes a viagem não permite parar no meio do caminho para comer alguma coisa, e isso pode ser bem problemático se chegar a hora do almoço. Para não ficar com a barriga roncando, a dica é apostar em sanduíches variados. A melhor parte é que eles podem ter o recheio que você quiser! O ideal é que eles possuam pelo menos uma fonte de proteína, seja ela carne, vegetal crucífero ou tofu, pois isso fará com que você tenha mais energia e disposição para continuar a viagem. Se você for dirigir em algum momento, então, esse tipo de alimento é essencial. Mas também é possível rechear o seu sanduíche com pastas de patês, preferencialmente os feitos com alimentos orgânicos, e saladas.
Cereais ajudam a dar energia
Embora muita gente não saiba, os cereais são uma ótima fonte de proteína vegetal. Por isso, também entram na lista de alimentos que ajudam a dar mais energia para o corpo. Uma boa ideia é misturá-los com uma salada de frutas, ou então comer uma barrinha de cereais. Esse tipo de snack, inclusive, é ótimo para viagens curtas, já que é uma boa fonte de fibra, ajudando a dar saciedade e acabando com aquela vontade de comer alguma coisa.
Hidratação é essencial! Aposte em sucos, isotônicos e água de coco
Já parou para pensar que você pode não ter onde comprar água no caminho? Por isso é preciso levar uma boa quantidade para não correr o risco de ficar com sede. Outra boa forma de se hidratar é apostar em sucos, que combinam os benefícios da fruta e ainda dão aquela sensação de refrescância. Por fim, água de coco e isotônicos possuem sais minerais, permitindo o bom funcionamento do metabolismo.