Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como aproveitar frutas que amadurecem rápido no calor em receitas deliciosas
Guia Culinário 28/02/2019

Como aproveitar frutas que amadurecem rápido no calor em receitas deliciosas

Durante o período do verão, não é só a gente que é afetado pelo calor, sabia? Os alimentos, como as frutas, legumes e verduras, também são impactados pelas altas temperaturas, o que faz com que amadureçam mais rápido e, por isso, precisem ser consumidos em um período mais curto. Só que como esse tempo de maturação é mais acelerado, acaba ficando difícil comer as frutas in natura antes que elas estraguem. Então, para que você não corra o risco de perder as frutinhas por conta do calor, a gente conversou com a nutricionista Patrícia Bertoni, que deu umas dicas interessantes para evitar esse problema. Confira!

Use a criatividade para reaproveitar as frutas nas refeições

O segredo para aproveitar bem as frutas (principalmente as mais maduras) é usar a criatividade para preparar diferentes receitas. “As frutas podem ser aproveitadas de diversas formas: em saladas, sucos, vitaminas, geleias, compotas… Vai da criatividade de cada um!”, conta a nutricionista.

O mais interessante é que existem inúmeras alternativas de receitas e combinações que ficam deliciosas. Misturar duas ou mais frutas em uma receita, por exemplo, é ótimo para criar pratos e doces mais nutritivos e saborosos. A combinação banana + mamão resulta em uma excelente vitamina para iniciar o dia: é rica em potássio, vitaminas do complexo B e C, antioxidantes (como o betacaroteno), dentre outros nutrientes fundamentais.

Outra dica interessante é cortar pedaços de frutas na salada, para que o prato fique mais colorido e nutritivo. A manga, por exemplo, é uma escolha bem comum para complementar saladas, pois dá um toque adocicado que harmoniza superbem com as folhas verdes. Por isso, quando você notar que a manga está madura demais, é só cortá-la em pedacinhos e acrescentá-la à salada do almoço. Fica a dica!

Frutas climatéricas amadurecem mais rapidamente

Dependendo do tipo de fruta, o processo de maturação pode ser ainda mais acelerado – ainda mais em dias de calor intenso. Nesse caso, é importante que você aproveite os alimentos antes que eles estraguem. “As frutas que amadurecem mais rapidamente com o calor são as climatéricas, que amadurecem fora do pé. A banana, por exemplo, é a campeã! Mas o mamão, a manga, o abacate e o pêssego também têm seu amadurecimento da mesma forma”, destaca a profissional.

Esse processo de maturação rápida, que ocorre no calor, é ocasionado por uma questão química, como explica a nutricionista Patrícia Bertoni: “Elas (as frutas) são colhidas ainda verdes e vão amadurecendo devido ao gás etileno que eliminam. Esse gás se desprende mais facilmente com o calor, por isso no verão as frutas podem amadurecer 4 vezes mais rápido que em dias frios”.

Receitas que você não pode deixar de fazer

Para que você se inspire a preparar mais receitas com frutas saudáveis e saborosas, a nutricionista Patrícia Bertoni deu duas ideias bem simples e rápidas de fazer:

Sorvete de banana

“Descasque a banana, corte em rodelas e congele. Após congelada, bata no processador ou liquidificador com um pouco de creme de leite ou óleo de coco. Você pode acrescentar outras frutas congeladas – como o morango, mamão e maracujá – e também sabor com o cacau em pó ou o coco ralado, por exemplo. Como a banana estará bem madura, você não precisará adoçar. Após bater bem todos os ingredientes, volte ao freezer para que o sorvete ganhe consistência”, explica a profissional.

Geleia de frutas

“Essa receita você pode fazer com qualquer fruta que já esteja bem madura: morango, manga, banana, goiaba, abacaxi… Pique a fruta retirando apenas as partes não comestíveis. Leve ao fogo e deixe cozinhar até que a fruta se dissolva e se torne uma pasta. Acrescente muito pouca água, mas só se for preciso, a ideia é diminuir a agora presente na fruta. Após bem cozida, acrescente xilitol e guarde na geladeira. Consuma com torradas, panquecas ou bolos”, finaliza a nutricionista Patrícia Bertoni.