Como dessalgar bacalhau e preparar esse peixe de uma forma mais saudável
Preparar receitas com bacalhau em festas como Natal, Réveillon e Páscoa tem tudo a ver! Esse tipo de peixe é considerado nobre e rende pratos deliciosos: bolinhos, saladas, suflês e até mesmo versões gourmet – famosas em Portugal -, como o bacalhau espiritual (feito como um tipo de creme), à portuguesa (servido com batatas, pimentões e azeitonas) e à brás (feita com bacalhau desfiado, ovos e batatas). Dá vontade de preparar tudo, né?
Mas, para que as receitas deem certo, é fundamental saber como dessalgar o bacalhau de forma correta. Para te ajudar nessa missão, nós separamos um passo a passo bem simples para preparar esse peixe de forma mais saudável. Confira!
Como dessalgar o bacalhau?
A primeira coisa que você precisa fazer é lavar o bacalhau na água corrente. Assim, você remove o excesso de sal e de outras sujeiras que ficam na superfície do peixe.
Depois de dar uma lavada superficial, coloque o peixe em uma bacia e encha com água gelada. O ideal, inclusive, é que você coloque umas pedrinhas de gelo para acelerar o processo de dessalgamento. Lembre-se de deixar o peixe totalmente submerso na água, tampe o recipiente e, então, coloque-o na geladeira.
O ideal é que você troque a água a cada 3 horas para ir removendo o sal aos poucos. Faça isso por um período de 24 horas, até que o peixe dessalgue bastante! Neste tempo, também é importante garantir que a água esteja sempre gelada – você pode ir adicionando mais cubinhos de gelo, conforme for necessário.
Aprenda truque para dessalgar o bacalhau rápido
Caso você precise dessalgar o bacalhau com certa urgência, será necessário recorrer a alguns truques. Uma das melhores dicas, neste caso, é contar com a ajuda da farinha de mandioca!
Para isso, coloque as postas de bacalhau em uma bacia, encha-a de água gelada (até cobrir o peixe) e, depois, jogue a farinha de mandioca por cima. Tampe o recipiente com um plástico filme e espere 30 minutos. Nesse tempo, a farinha absorve praticamente todo o sal, deixando o peixe no ponto certo para o preparo. Depois, basta lavar o bacalhau na água corrente para remover a farinha e prontinho. Uma maravilha, né?
Só tome cuidado para não deixar o peixe de molho durante muito tempo. Caso isso aconteça, a farinha pode “roubar” todo o sal e deixar o bacalhau completamente insosso. É só prestar atenção!
Obs.: Você também pode usar farinha de tapioca, de arroz e de outros tipos geralmente usados no preparo de farofa.
Prepare o bacalhau da forma que preferir
Depois de dessalgar bem as postas de bacalhau você pode optar pelo modo de preparo que preferir. Coloque na água fervente para cozinhar, por exemplo, use-o para fazer bolinhos, saladas ou o que for. Dá para fazer vários pratos deliciosos para servir em festas e eventos de fim de ano. E aí, o que achou?