Como diminuir celulite: veja dicas de alimentação e exercícios
Quem não quer saber a resposta de como diminuir celulite? Pois é! Esse é um assunto muito comentado na academia, no encontro com a família e mesmo no happy hour do trabalho. O que poucos sabem é que há diferentes formas de lidar com a celulite para melhorar o aspecto da pele e a saúde do corpo. Nós conversamos com o personal trainer Marcelo Santana para saber um pouco mais sobre como eliminar celulite com exercícios físicos e ótimas dicas de alimentação. Vem ver!
Ter uma alimentação balanceada é principal forma de como diminuir a celulite
Fazer musculação e ter uma rotina de treinos é muito importante para manter a saúde do organismo em dia e até mesmo facilita o processo de como diminuir celulite. Porém, focar exclusivamente em exercícios físicos não é o segredo da redução da gordura corporal.
Segundo Marcelo, é impossível deixar de lado a boa alimentação na hora de obter resultados satisfatórios para o corpo. “Pode aceitar que vai doer menos! Se não tiver qualidade na alimentação, a celulite será bem difícil de sumir apenas com exercícios”, afirma o professor.
Cereais integrais e frutas cítricas são alimentos que diminuem a celulite
Marcelo destacou alguns alimentos indicados para reduzir a celulite, que devem ser consumidos para auxiliar no processo de melhora da pele. No cardápio semanal, a dica é focar em ingredientes integrais e ricos em fibras, como aveia, arroz integral e outros cereais. A Couve Manteiga Orgânica Taeq é um alimento fibroso que não pode ficar de fora das refeições principais!
As frutas cítricas são ótimas opções devido aos antioxidantes que possuem, pois promovem saúde para as células e o resultado se reflete na pele. Apostar no Abacaxi Desidratado Taeq é uma boa forma de garantir bons resultados!
O personal trainer também indica abacate e azeite de oliva para a alimentação balanceada por serem alimentos ricos em gordura boa, assim como a Castanha do Pará Taeq, os quais ajudam a reduzir o acúmulo de colesterol ruim no organismo. E, claro, muita água! A hidratação é fundamental no processo de como diminuir celulite e a Água de Coco Orgânica Taeq te ajuda bastante nisso, viu?
Alimentos que causam celulite e devem ser evitados
O profissional destaca que a farinha branca deve ser evitada ao máximo por quem quer eliminar celulite. O alimento contém carboidratos refinados, os quais são transformados em açúcares e, posteriormente, em glicose no sangue. O consumo do ingrediente em excesso provoca a redução do colágeno da pele e aumenta a aparência das celulites. É sempre bom evitar!
Exercícios para celulite: foque em aeróbicos e musculação
Além da alimentação, treinar faz parte do processo de como diminuir as celulites! O educador físico explica que os exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada e até mesmo aula de spinning, ajudam a reduzir o tecido adiposo, que armazena gordura no corpo.
Já no caso da musculação, ela proporciona massa magra (músculo, e não gordura), o que comprime o tecido adiposo e ajuda a tornar a pele mais lisa. Na prática, Marcelo sugere focar simultaneamente em exercícios aeróbicos e musculação, com um treino periódico que trabalhe com os dois tipos de prática para ter uma ótima intensidade.
Exemplos de exercícios para celulite
1. Agachamentos e exercícios localizados
Para quem tem celulite na perna, fazer agachamentos e exercícios localizados, como elevação pélvica, é importante para auxiliar na qualidade da pele. Também é possível colocar em prática atividades de glúteos, com variações de ângulos, e executar o trabalho nas cadeiras adutora e abdutora na academia. Testar outros exercícios multiarticulares (que envolvem mais de uma articulação), como remada e flexão, é indicado para reduzir a celulite na barriga.
2. Corridas e caminhadas
Como já dito anteriormente, as corridas e caminhadas ajudam a reduzir a gordura do corpo, além de serem amigas do coração. Se você quer ter mais saúde e ainda aproveitar como diminuir celulite, aproveitar essas dicas é muito importante!
* Marcelo Santana é professor de Educação Física, pós-graduado e personal trainer. É também autor do livro Corpo Saudável Qualidade de Vida.