Como evitar erros na musculação? Veja dicas para fortalecer o corpo!
Para ganhar massa muscular é preciso suar! A hipertrofia corporal é resultado de diversos fatores que, não seguidos da forma correta, podem gerar problemas e dores em regiões importantes – principalmente nas costas – para a nosso bem-estar e qualidade vida.
A atividade física ideal para ganharmos músculos de forma rápida e saudável ainda é a musculação. Seus movimentos, baseados nos do dia a dia, contudo, requer atenções especiais e orientações profissionais, pois apesar de muitos praticados, ainda geram dúvidas e erros muito comuns. O personal trainer e educador físico William de Souza enfatiza que muito mais importante que a carga utilizada é a execução correta do exercício:
“Infelizmente, muita gente acha que quanto maior a carga, mais músculos terá e não é assim que funciona. É necessário que a pessoa execute o exercício da maneira correta e dentro de seu limite físico. Não adianta, por exemplo, um indivíduo que costuma utilizar uma carga de 20kg de cada lado no supino, colocar uma carga de 35kg e descer a barra menos da metade do que deveria”, explica o personal trainer, enfatizando a importância da orientação e acompanhamentos de um profissional de educação física, principalmente ao iniciantes.
“Antes de iniciar uma atividade física, é de suma importância procurar um profissional de educação física para elaborar a série de acordo com a limitação física e dentro da fisiologia do aluno, a fim de evitar lesões e para que ele aprenda a realizar os exercícios de maneira correta e eficaz”, destaca.
Malhar antes ou depois da aeróbica?
Outra dúvida muito comum é sobre realizar os exercícios de musculação antes ou depois dos aeróbicos. William explica que existe divergência – inclusive acadêmica – sobre esta questão, mas ressalta que, para ele, a decisão vai depender dos objetivos do aluno. Se a intenção é tonificar e ganhar massa muscular, ele defende que o aeróbico seja feito depois. Caso o aluno priorize o emagrecimento, William defende que os exercícios aeróbicos sejam realizados antes, porque o aluno ainda não estará cansado e, portanto, sua performance será melhor.
Contudo, o personal ressalta que, seja qual for a ordem, o fundamental mesmo é não abrir mão dos exercícios aeróbicos, pois eles oferecem diversos benefícios à saúde, como por exemplo, melhora na resistência cardiovascular e redução do colesterol ruim.
Como executar os corretamente alguns exercícios
Leg press – É necessário manter a cabeça e tronco apoiados no encosto, preservando as curvaturas fisiológicas normais da coluna. A flexão das pernas vai deixar a coluna reta e adaptada ao encosto. Os joelhos devem ser levemente flexionados quanto as pernas forem esticadas. E os pés devem estar totalmente apoiados na plataforma e alinhados com o joelho e quadril.
Agachamento – Cuide da sustentação do seu corpo. Atenção para a posição inicial, colocando a barra sobre a musculatura do trapézio, jamais na cervical. Alinhar o joelho com ponta dos pés e manter a curvatura normal da coluna são chaves para a boa execução do exercício.
Supino reto – Mantenha o abdômen contraído, punhos neutros sem flexionar. Ao trazer a barra junto ao corpo, faça o movimento na linha da clavícula, pois pegar na linha dos ombros prejudica a articulação dos ombros e ligamentos.
* William de Souza (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força