Como fazer caldo de feijão e turbinar a absorção de ferro
Muito querido entre os brasileiros, o caldinho de feijão é um prato saboroso, bem temperado e muito nutritivo. Por conter boas doses de ferro, ele é conhecido por ser uma receita que ajuda a turbinar a absorção do nutriente, além de ser rico em vitaminas do complexo B, fibras e potássio. Quer aprender a fazer um delicioso caldo de feijão em casa? Então continue lendo a matéria!
Aprenda como fazer caldo de feijão de forma simples
O caldinho de feijão é uma receita que não tem muito mistério, principalmente para quem tem o hábito de preparar a leguminosa no dia a dia.
Ingredientes
– 1 xícara de feijão preto ou carioquinha
– 6 xícaras (chá) de água
– 2 folhas de louro
– Azeite para refogar
– 1 cebola pequena
– 3 dentes de alho
– 1 pimenta dedo-de-moça
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1/2 xícara (chá) de cheiro verde
– Couve a gosto
Comece preparando o feijão normalmente na panela de pressão, cobrindo com água e juntando as folhas de louro. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
Quando o feijão estiver cozido, acrescente o azeite, a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça em uma outra panela para refogar. Depois coloque o feijão, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando o caldo do feijão engrossar, desligue o fogo.
No liquidificador, bata o feijão cozido e o cheiro verde até obter um caldinho homogêneo. Depois, corte a couve em tiras finas, refogue também com um pouco de azeite (se quiser) e reserve novamente. Para finalizar, sirva o caldo de feijão em uma tigela funda e acrescente a couve por cima. Se quiser, sirva com algumas torradinhas também!
Caldo de feijão é uma fonte de ferro, mas também de cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras
O feijão dispensa maiores apresentações quando se trata das suas propriedades nutritivas. Além de ser uma excelente fonte de ferro, ele também é rico em nutrientes essenciais para a nossa rotina, como o cálcio, as vitaminas (principalmente do complexo B) e as fibras.
Para deixá-lo mais saudável, uma boa dica é reduzir a quantidade de óleo e sal na hora do tempero. No caso do caldo de feijão, por exemplo, você pode aproveitar o sabor de outros temperos naturais, como a pimenta e o louro, que dão um toque especial ao prato, e diminuir o uso do sal.