Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer shawarma, a receita árabe que se popularizou no Brasil
Guia Culinário 26/11/2020

Como fazer shawarma, a receita árabe que se popularizou no Brasil

Conhecido como o famoso sanduíche árabe, a receita de shawarma se popularizou em diversas regiões do Brasil nos últimos anos. Chamado também de gyros, kebab ou sanduíche grego, o prato típico da culinária árabe é composto por fatias finas de carne de carneiro, boi ou frango, servidas no pão árabe com alguns pedaços de picles de pepino, maionese de alho (ou molho de tahine), batata frita (ou assada) e especiarias, como pimenta, cominho, noz-moscada e canela. Interessante, né? Para aprender como fazer shawarma em casa, dá uma olhada na matéria!

Aprenda como fazer shawarma e prepare o sanduíche árabe para os amigos

Ao contrário do que muitos pensam, a receita de shawarma não tem muito mistério na hora do preparo. Na verdade, o segredo desse delicioso prato do Oriente Médio está no tempero da sua carne. Por isso, apostar em uma boa marinada com pimenta-do-reino, alho, cominho, noz-moscada, gengibre em pó e outras especiarias pode garantir o sucesso do shawarma!

Ingredientes

– 500 g de contrafilé, coxão mole, peito de frango ou carne de cordeiro cortados em fatias (mais ou menos 1 bandeja)

– Temperos e especiarias a gosto (você pode combinar, por exemplo, uma pequena quantidade de sal com pimenta-do-reino preta e branca, noz-moscada, cominho, cardamomo, canela, gengibre em pó e alho picado)

– 2 unidades de limão

– 1 xícara (chá) de azeite de oliva

– 1/2 xícara de café de vinagre de maçã

– 4 pães árabes

– 3 dentes de alho (para a maionese)

– 5 a 6 colheres (sopa) bem cheias de maionese pronta

– Tiras de picles de pepino a gosto

– 250 g de batata

– Cebola roxa, tomate e alface a gosto (opcional)

Comece temperando a carne de sua preferência com uma pequena quantidade de sal + pimenta-do-reino preta e branca raladas, noz-moscada em pó, cominho, cardamomo, canela, gengibre em pó e alho picado a gosto. Para fazer a marinada, acrescente também o suco das duas unidades de limão, o azeite e o vinagre de maçã e deixe a carne marinando por no mínimo duas horas dentro da geladeira.

Passado esse tempo, cubra o recipiente com papel alumínio e leve a carne para assar a 180°C por mais 2 horas (quando completar 1 hora e meia, aumente a temperatura para 200°C). Se preferir seguir a receita tradicional você também pode preparar um espeto de “churrasquinho grego” – basta acomodar as fatias de carne em um espeto próprio para ir na churrasqueira e assar até que ela fique dourada.

Enquanto isso, corte as batatas em tirinhas (para fazer uma batata palito) e leve para assar a 180°C por cerca de 40 minutos. Para fazer o molho, bata a maionese com os dentes de alho no liquidificador por 1 minuto e reserve. Ou, se preferir, faça a sua própria pasta de alho com ovo, óleo, limão, cheiro-verde, sal e alho.

Para montar o prato, corte a carne assada em tiras, tempere o pão árabe com maionese de alho, acrescente algumas tiras de picles de pepino e batata palito e finalize com uma boa quantidade de carne. Para deixar a receita ainda mais saborosa e saudável, prepare uma salada e coloque rodelas de cebola roxa crua, tomate picado e alface.