Como fazer yakisoba tradicional, prato com legumes rico em nutrientes
De origem japonesa, o yakisoba nada mais é que um tipo de macarrão servido com diferentes legumes, temperos e, geralmente, incrementado com molho shoyu. Embora tenha sido inventado no Japão, esse prato é muito consumido na China e em outros países asiáticos – servido em diferentes versões, com carnes, frangos, frutos do mar e vegetais diversos. E, para te incentivar a conhecer mais a fundo outras culinárias, nós separamos dicas de como fazer yakisoba tradicional de forma simples – com direito a pimentão, cebola, cenoura, brócolis e outros vegetais altamente nutritivos. Confira!
Saiba como fazer yakisoba tradicional com ingredientes saudáveis
É importante destacar que existem diferentes versões de yakisoba que podem ser preparadas no dia a dia. Para incrementar o macarrão tipo lámen, o mais comum é apostar em vegetais como cebola, cenoura, brócolis, broto de bambu e acelga. No entanto, por ser uma receita bem adaptável (preparada em diferentes locais do mundo), ela pode ser incrementada com novos vegetais e temperos. No Brasil, por exemplo, é bastante comum usar pimentões para tornar o yakisoba ainda mais colorido, saboroso e nutritivo. Abaixo, nós separamos uma receita bem simples para experimentar:
Ingredientes
– 250 g de lámen (macarrão para yakisoba)
– ¼ xícara de molho shoyu light
– ½ xícara de água filtrada
– 1 colher de sopa de amido de milho
– Azeite a gosto
– 1 colher de sopa de óleo de gergelim
– 250 g de filé de frango cortado em cubos
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– ½ cebola cortada em pétalas
– ½ xícara de brócolis cortado em buquê
– ½ xícara de couve-flor cortada em buquê
– ½ cenoura cortada em palitos
– ½ repolho picado
– ½ xícara de água
Para começar, você deve colocar o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente, o indicado é ferver um pouco de água e, em seguida, despejar o lámen. Depois, espere 6 minutos, mexendo de vez em quando, escoe a água e reserve o macarrão já cozido. Em um outro recipiente, coloque , ¼ xícara de molho shoyu, ½ xícara de água filtrada e 1 colher de sopa de amido de milho. Misture bem e reserve.
Chegou a hora de preparar a carne e os legumes! Para começar, pegue uma frigideira grande (preferencialmente antiaderente), coloque um pouco de azeite e, se possível, 1 colher de sopa de óleo gergelim – ingrediente que dará um toque especial à receita. Em seguida, adicione o frango picado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto por cima. Misture um pouco até o frango cozinhar e começar a dourar. Em seguida, acrescente a cebola e refogue mais um pouco (até que ela comece a ficar transparente). Depois, adicione o brócolis, a couve-flor e, por último, a cenoura e o repolho.
Por cima de toda a mistura, jogue ½ xícara de água para auxiliar no cozimento dos vegetais. Siga mexendo por alguns minutos e, então, despeje o molho feito à base de shoyu. Marque mais alguns minutos para que os vegetais peguem mais sabor e o molho engrosse – sempre lembrando de mexer. Para finalizar, adicione o lámen (macarrão para yakisoba) já cozido, misture bem para incorporar os ingredientes e prontinho!
Obs.: Vale destacar que a receita acima é apenas uma versão do yakisoba, e é possível usar outros vegetais (como acelga e pimentão) para tornar o prato mais colorido e nutritivo. A versão feita com alcatra, inclusive, também fica uma delícia!