Como germinar lentilha e aproveitar ainda mais os benefícios dessa leguminosa
Os brotos são grãos e sementes de vegetais em estado mais avançado de germinação – isto é, crescem e se transformam em uma plantinha com ramificações. Seu grande diferencial é fornecer uma quantidade mais elevada de fibras, proteínas, vitaminas e outros nutrientes, sendo indicados para compor receitas de saladas, refogados e gratinados. O broto de lentilha, em especial, se destaca por ser rico em ferro, potássio e vitamina C, que são indispensáveis para o organismo. Aqui, nós separamos dicas de como germinar lentilha em casa de forma simples. Vale a pena conferir!
Como germinar lentilha?
Embora pareça ser algo trabalhoso, fazer broto de lentilha em casa é algo mais simples do que parece. Afinal, você só precisa de água filtrada e grãos frescos dessa leguminosa – que sejam de boa procedência, para que a germinação dê certo. Vale destacar, no entanto, que o processo de desenvolvimento do broto tende a ser lento, estendendo-se por cerca de uma semana. Por isso, é necessário ter paciência durante a confecção, ok?
Ingredientes
– ½ xícara de lentilha
– Água filtrada para cobrir os grãos
– 1 recipiente de vidro
– Pedaço de gaze ou pano de prato fino para tampar o recipiente
– 1 elástico de escritório
Para começar, coloque as lentilhas em uma superfície lisa e faça a separação dos grãos – tire os que estiverem manchados, murchos ou quebrados. É necessário que a lentilha esteja inteira (e em bom estado) para que o processo de germinação ocorra bem. Em seguida, transfira os grãos para uma peneira e lave-os na água corrente para tirar todas as sujeiras.
Coloque os grãos em um recipiente de vidro (semelhante a um copo) e cubra-os com água filtrada. Em seguida, tampe o recipiente com a gaze (ou pano de prato) e prenda com o elástico. Deixe de molho, em um ambiente fresco e longe da luz, por entre 9 e 10 horas. Passado esse tempo, retire a gaze, transfira os grãos para uma peneira e lave-os bem na água corrente.
Após lavar os grãos de lentilha, deixe-os secar um pouco na peneira. Em seguida, coloque-os novamente dentro do recipiente de vidro, tampe com a gaze e o elástico e, então, no dia seguinte (preferencialmente após 12 horas), lave novamente os grãos na peneira. Depois, deixe-os escorrer bem, transfira-os para o recipiente novamente e tampe. Repita esse processo (de lavar, escorrer e armazenar) duas vezes por dia, em intervalos regulares, durante o período de 5 dias.
No final da semana, os brotos de lentilha estarão prontos para o consumo. Você pode usá-los para incrementar saladas, risotos, massas ou o que preferir – apenas tente consumi-los no período de uma semana para que eles não estraguem, ok?
Quais os benefícios do broto de lentilha?
Além de ter um alto teor de fibras e proteínas – nutrientes importantes para a saúde dos ossos e do sistema cardíaco -, a lentilha germinada é fonte de ferro, magnésio, potássio, fósforo, agentes antioxidantes, vitaminas C, E e B9 (ácido fólico). Por isso, o alimento ajuda bastante a fortalecer a imunidade e contribui para a saúde do sistema nervoso.