Como preparar o salmão? Defumado, grelhado, assado… Veja as melhores opções
Assado, grelhado, defumado, cru… Como você prefere consumir o salmão? Um dos peixes mais nutritivos e indicados para nossa alimentação, o salmão é fonte de importantes nutrientes que ajudam a proporcionar bem-estar e garantem a ingestão correta de proteínas. Conheça os benefícios desse saboroso ingrediente e saiba qual é a melhor maneira de prepará-lo no seu dia a dia.
Conhecido pela sua quantidade de ômega 3, o salmão possui também boas quantidades de vitaminas A e D, e minerais como selênio e magnésio, que ajudam na construção e no desenvolvimento do organismo. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o salmão proporciona uma dieta rica em gorduras “boas“, que possuem ação anti-inflamatória no corpo.
“As gorduras boas podem reduzir os triglicérides, melhorar a função plaquetária, promover redução da pressão arterial em pacientes hipertensos e atuar na prevenção de doenças cardíacas, artrite reumatoide, diabetes tipo 2”, explica a profissional.
Formas saudáveis de consumo: Saiba como preparar o salmão e obter os melhores benefícios desse alimento
– Cru: Tradicional da culinária japonesa, o salmão cru é altamente saboroso e confere todos os nutrientes do peixe na refeição. Você poderá encontrá-lo em forma de sushi, sashimi e outras iguarias dessa gastronomia. Porém, atente-se à higienização e ao local de consumo para evitar a contaminação por salmonela e outras bactérias.
– Assado: Preparar o peixe e levá-lo ao forno é uma boa maneira de consumi-lo também. Ele pode ser acompanhado de legumes e até temperado com manteiga. Para garantir a preservação dos nutrientes do alimento, dê preferência por acompanhamentos mais leves e nutritivos.
– Grelhado: Com um toque de requinte, o salmão grelhado geralmente é servido com molhos de ervas finas, maracujá ou alcaparras, que tornam o prato mais bonito, suculento e até nutritivo. Essa forma também pode ser servida com arroz de brócolis ou um risoto especial.
– Defumado: Uma das formas mais práticas para consumo, o salmão defumado, para ficar no ponto ideal de consumo, só precisa ser resfriado após ser comprado. Posteriormente pode ser um ingrediente de um sanduíche ou compor os mais diversos pratos, como massas e saladas.
6 benefícios do salmão para a saúde e bem-estar do corpo
1 – Coração saudável: O ômega 3 é o nutriente com maior destaque do alimento. O ácido graxo é responsável por reduzir os níveis de colesterol, relaxar os vasos sanguíneos e fortalecer os músculos cardíacos, ajudando a manter o coração saudável e diminuindo os riscos das doenças cardiovasculares, tais como infarto, derrame e o AVC (acidente vascular cerebral).
2 – Cérebro ativo: Também devido à presença do poderoso ômega 3, o consumo do salmão está associado à boa memória e à melhora da concentração. A substância protege o sistema nervoso, promove a inteligência e ainda previne o Mal de Alzheimer.
3 – Pele bonita: Fonte de poderosos agentes antioxidantes, o salmão ajuda a manter a pele jovem e saudável por mais tempo. O consumo de peixe retarda o envelhecimento precoce das células e assim, previne o aparecimento de rugas e marcas de expressão causadas pela idade.
4 – Combate a ansiedade: O peixe também é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido responsável por combater a depressão e a ansiedade. Isso acontece porque essa substância aumenta a produção de serotonina, hormônio do bem-estar, responsável por evitar as variações de humor e ajudar a relaxar.
5 – Fortalece os ossos: Seja para as crianças que precisam de cálcio para melhorar o desenvolvimento ou para os adultos que sofrem com a osteoporose, o salmão também pode ajudar a fortalecer o corpo. Por ser rico em vitamina D, o peixe é responsável por aumentar e facilitar a ingestão do mineral do organismo e ajuda na fixação da formação óssea.
6 – Favorece o sistema digestivo: Por ser uma proteína de alto valor nutritivo, o salmão é de fácil digestão, ajudando o funcionamento do intestino e proporcionando a melhor sensação de bem-estar e saciedade.