Conheça 10 tipos de chá que são ótimos digestivos e que você deve ter em casa
Muito associado a dias mais frios, o chá não apenas é perfeito para esquentar o corpo como também traz diversos benefícios para a saúde. Embora cada tipo tenha uma vantagem diferente, alguns deles possuem uma característica em comum: são ótimos digestivos. Isso significa que acabam com aquela sensação de inchaço no organismo, causada muitas vezes pela constipação. Portanto, devem ser tomados antes ou logo após as refeições, se tornando um excelente substituto do cafezinho. Conheça alguns deles e outras de suas vantagens:
Chá de hortelã alivia dores em geral
O chá de hortelã não apenas ajuda a desinchar como também alivia dores de uma forma geral devido à ação vasodilatadora de suas folhas. Isso sem falar que possui propriedades que ajudam a relaxar os músculos, o que evita náuseas e cólicas. Também é considerado um ótimo diurético, sendo especialmente benéfico para pessoas que sofrem com problemas nos rins. Por fim, é um ingrediente muito utilizado na dieta detox, já que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e contribui para o processo de emagrecimento.
Chá de boldo possui propriedades medicinais
Você provavelmente já ouviu falar em algum lugar que o chá de boldo é muito indicado para quem está enjoado. Isso ocorre porque ele possui algumas propriedades medicinais, sendo um ótimo anti-inflamatório e agilizando o processo de recuperação do corpo ao tratar infecções. Além disso, o fato de ele ajudar na digestão aumenta a sua fama como um bom fitoterápico. Lembrando apenas que o chá de boldo não deve ser tomado de forma exagerada, pois pode gerar problemas para o fígado, e deve ser evitado por grávidas pelo seu efeito abortivo. Ao mesmo tempo, também ajuda a digerir gorduras, sendo considerado um chá que ajuda a emagrecer.
Chá de hibisco é fonte de vitamina C
Além de ajudar a regular a flora intestinal e a desinchar o corpo, o chá de hibisco é fonte de vitamina C. Isso significa que é um poderoso antioxidante, e portanto ajuda a combater o excesso de radicais livres pelo corpo, que por sua vez danificam a parede celular, causando sua oxidação. As consequências são diversas e vão desde o envelhecimento precoce até o desenvolvimento de um câncer ou de problemas no coração. Pois é, tomar chá de hibisco pode ajudar a evitar que tudo isso ocorra.
A vitamina C também ajuda na absorção de ferro pelo organismo, o que aumenta o metabolismo do corpo e auxilia quem pratica exercícios físicos. É apenas importante ressaltar que beber mais de três xícaras por dia pode causas alterações hormonais no corpo da mulher, podendo prejudicar até a sua fertilidade. Portanto, é melhor não exagerar.
Chá verde tem cafeína e é termogênico
O chá verde possui cafeína, o que o torna uma alternativa ao famoso cafezinho. Isso significa que, além de poder ser utilizado no cultivo do kombucha, ajuda a emagrecer pelo seu efeito termogênico. Ele também possui propriedades antioxidantes e atua como diurético, além de ser muito indicado para quem precisa queimar calorias, já que acelera o metabolismo. Por fim, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), sendo portanto um ótimo aliado do coração.
Chá de gengibre é recomendado pela OMS
Você sabia que a infusão de gengibre é uma das receitas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)? Caso você tenha a raiz em casa, é possível cortar pedaços (com casca e tudo, inclusive) e deixá-los ferver na água. Pois é, no fim das contas isso nada mais é do que chá de gengibre. A recomendação da OMS é tomá-lo antes das refeições, especialmente devido ao seu fator digestivo, mas o órgão lista outros de seus benefícios. Entre eles está o alívio da dor, como cólicas, e náuseas, comuns em mulheres grávidas. Também é rico em vitamina C, sendo muito utilizado no combate a resfriados.
Chá de camomila ajuda a acalmar
De uma forma geral, o chá de camomila é indicado para pessoas que querem ou precisam se acalmar, já que possui propriedades levemente sedativas. Isso também permite que ele não apenas alivie dores de cabeça, como também combata a insônia e a ansiedade. E além de ser um bom digestivo, alivia dores de cólicas e as causadas por gases.
Chá de erva cidreira – ou capim-limão – atua no combate a doenças
Embora seja conhecido tanto pelo nome erva cidreira quanto por capim-limão, é impossível negar todos os seus benefícios desse chá. Ele possui algumas características em comum com o de camomila, como o fato de aliviar dores de cabeça ao servir como calmante. Também ajuda quem o consome a dormir melhor, alivia tanto dores intestinais quanto de cólicas e pode reduzir o nível de estresse. Por fim, é um bom anti-inflamatório, sendo utilizado, portanto, no combate a doenças.
Erva doce possui fator desintoxicante
O chá de erva doce muitas vezes é chamado de funcho ou mesmo de finocchio, mas isso se trata apenas de um regionalismo, e não de uma espécie diferente da planta. Além de ser um bom digestivo também é fonte de vitamina C, como ocorre o hibisco, e também é conhecido por ser um bom desintoxicante e antioxidante. Com um sabor doce, muitas vezes é tomado antes da hora de dormir, já que também ajuda a relaxar, oferecendo uma noite mais tranquila.
Chá branco ajuda a melhorar o humor
Além de ajudar a digestão, o chá branco é um ótimo desintoxicante, permitindo que o corpo elimine as toxinas do organismo. Por conter cafeína, também acelera o metabolismo, ajudando não apenas a perder peso como se tornando um bom aliado de quem pratica exercícios regularmente. Aliás, esse composto faz com que ele seja termogênico, o que significa que o chá branco emagrece, ou ao menos ajuda nesse processo. Também fortalece o sistema imunológico e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Além disso, ele é ótimo para melhorar o humor.
Chá de canela é indicado para mulheres que estão amamentando
Além de ser muito utilizada como tempero no preparo de alimentos, a canela também é um ótimo ingrediente para chás. Ele tem propriedades antibacterianas, ajuda a evitar doenças, e é bom para o coração. A canela também é indicada para o controle da diabetes e prevenção do câncer. Por fim, é um bom diurético e anticoagulante.