Conheça o camapu, a planta amazônica que ajuda a tratar o mal de Alzheimer
Encontrado, principalmente, nas regiões do Pará, o camapu é uma planta amazônica que vem sendo muito estudada pelos pesquisadores do Norte do Brasil. Devido às suas propriedades, a planta é dona de uma substância que possui a potencialidade de estimular a produção de novos neurônios no hipocampo, uma área importante do cérebro, ligada diretamente ao aprendizado e à memória. Por isso, ela é apontada como uma forte candidata para ajudar no tratamento do mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, como o Parkinson. Para que você conheça um pouco mais sobre essa planta, nós separamos, abaixo, algumas dos principais benefícios do camapu!
Camapu é uma planta medicinal que serve para tratar doenças neurodegenerativas, diminuir o colesterol e fortalecer a imunidade
Conhecido também como bucho-de-rã, juá-de-capote, canapum, camapum, tomate-lagartixa, bate-testa, saco-de-bode e fisális, o camapu (Physalis angulata) é considerado um tipo de planta medicinal. Além de ser usado para tratar doenças neurodegenerativas e regenerar os neurônios, a planta possui substâncias que ajudam a diminuir o colesterol, controlando os níveis de HDL e LDL. Consumi-la pode ajudar ainda no fortalecimento da imunidade, prevenindo o desenvolvimento de gripes e resfriados.
Planta camapu possui fruto exótico rico em fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes
A “fruta” do camapu – que se encontra bem no centro da planta e fica amarela quando amadurece – na verdade é um fruto exótico cheio de nutrientes e propriedades medicinais. Ele é rico em fibras, vitaminas A e C e sais minerais importantes, como o ferro e o fósforo, além de contar com a presença de antioxidantes, carotenoides e flavonoides.
Para utilizá-lo na alimentação, uma boa dica é preparar doces, sorvetes, bolos, mousses e até mesmo saladas com o fruto de camapu, que além de ser nutritivo e visualmente bonito também é muito saboroso.
Camapu também possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e diuréticas
Outra vantagem da planta camapu são as suas propriedades que vão além do efeito relacionado ao aprendizado e à memória. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar do gênero Physalis, o camapu é rico em compostos anti-inflamatórios que ajudam a estimular uma resposta do sistema imunológico, da mesma forma que o limão, o alho e o gengibre. Ele também possui propriedades bactericidas (antibióticos naturais) e diuréticas, que eliminam a retenção de líquidos no corpo.