Culinária regional: feijão tropeiro e outros 4 pratos típicos do Sudeste
Se você quer conhecer mais a fundo a culinária brasileira, que tal começar a experimentar as comidas típicas de cada região? A gastronomia do Sudeste, em especial, é bem saborosa, diversa e rica em temperos – quem resiste ao clássico feijão tropeiro, por exemplo? Para que você se inspire a variar mais no cardápio, nós preparamos uma lista com 5 comidas típicas da região Sudeste que são de dar água na boca. Confira!
1. Feijão tropeiro é uma receita tradicional mineira
Tradicional da culinária mineira, o feijão tropeiro é um prato bem colorido e temperado, feito basicamente com feijão marrom cozido e escorrido, farinha de mandioca, alho, cebola, bacon e linguiça calabresa picados, ovo, couve e temperos. Para tornar a receita mais saudável, a nossa dica é abrir mão das carnes, que são mais gordurosas, e incluir mais temperos (como cheiro-verde) para dar mais sabor. Por ser mais seco, o feijão tropeiro é ótimo de servir junto com o molho vinagrete (feito com vinagre, tomate, pimentão, cebola, azeite e cheiro-verde). Fica a dica!
2. Moqueca capixaba é uma receita bem temperada, geralmente feita com postas de badejo
Você já ouviu falar na moqueca capixaba? Feita geralmente com postas de peixe badejo, essa receita típica do Espírito Santo é bem nutritiva e saborosa. Depois de deixar o peixe marinando no limão, você deve cozinhá-lo e acrescentar os outros ingredientes: azeite, alho, cebola, tomate, caldo de limão, de peixe, coentro e tintura de urucum (que dá o toque diferenciado ao prato). Sirva a moqueca com arroz branco e salada verde e prontinho!
3. Pão de queijo tem origem mineira, mas é consumido em todo o Brasil
Apesar de ter origem mineira, o pão de queijo é um lanche que já faz parte do cardápio da maioria dos brasileiros. Para fazer uma versão mais saudável e caseira do pão de queijo, uma boa dica é fazer uma receita com goma de tapioca, requeijão light e ovo. Basta misturar os ingredientes e botar para fritar na frigideira. Essa é uma alternativa mais rápida e prática para fazer no dia a dia.
4. Bauru é um sanduíche típico de São Paulo
Tradicional de São Paulo, o bauru nada mais é que um tipo de sanduíche feito basicamente com rosbife, rodelas de tomate e fatias de queijo prato, gouda ou suíço. Uma curiosidade é que esse sanduíche foi inventado pelo radialista brasileiro Casimiro Pinto Neto, que nomeou o prato em homenagem à cidade natal (Bauru). Com o passar do tempo, foram surgindo diferentes versões do sanduíche, feitas com outros tipos de queijos e temperos. Caso o objetivo seja fazer algo mais saudável, a nossa sugestão é dar preferência ao queijo minas ou cottage, usar rodelas de tomate orgânico e até acrescentar um pouco de orégano. Também fica delicioso!
5. Picadinho de carne faz muito sucesso entre os cariocas
Você sabia que o picadinho de carne é um dos pratos mais tradicionais da culinária carioca? Para fazer a receita tradicional, você deve usar filé mignon picado e preparar um caldo bem temperado (com alho, cebola, azeite, pimenta-do-reino moída e caldo de carne). Muita gente costuma servir o picadinho com arroz branco e ovo poché. Fica de dar água na boca!
Obs.: Existem outros pratos tradicionais da região Sudeste que são bem saborosos, como a clássica combinação de frango com quiabo, muito consumida nas cidades de Minas Gerais, e até mesmo a clássica feijoada, que faz muito sucesso entre os cariocas.