De cebola a pimentão: como cortar alimentos de forma prática e rápida
Apesar de parecer ser algo simples, cortar alimentos como cebola, tomate e pimentão nem sempre é tão fácil. Muita gente se enrola nesse momento por não saber a posição certa (da faca e do alimento) e acaba cortando de um jeito mais complicado ou até mesmo perigoso. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como cortar os alimentos de forma prática e rápida. Confira e aprenda!
Escolha a tábua certa para cortar os alimentos
A primeira dica para não errar na hora de cortar os alimentos é escolher a superfície certa – de preferência, uma tábua de plástico, que garante firmeza para o corte. A tábua de madeira, por sua vez, costuma ser indicada para cortar carnes e também garante mais estabilidade durante o trabalho. Vale destacar que não é indicado cortar os alimentos diretamente na bancada – porque além de correr o risco de a faca escorregar (e também desafiar a lâmina) essa opção não é muito higiênica.
Como cortar cebola com perfeição
Muita gente costuma ter a dúvida a respeito de qual seria o jeito certo de cortar a cebola. Afinal, é possível cortar o alimento em tiras, cubinhos, com diferentes facas e maneiras. Mas para que você possa cumprir essa tarefa de modo mais simples, aqui vai um passo a passo de ouro:
1. Comece tirando os talos da cebola e, logo em seguida, descasque com a ajuda da faca;
2. Corte a cebola ao meio e vire uma das metades (de modo que a parte reta fique apoiada na tábua). Assim, você vai ter mais firmeza na hora de cortar;
3. Use uma faca bem afiada e vá cortando a cebola em tiras. O ideal é que você deixe a ponta da faca abaixada na tábua e use apenas a parte detrás da lâmina para cortar. Além disso, outra dica que muitos chefs costumam dar é segurar a metade da cebola com uma mão de “garra” (isto é, dobrando a ponta dos dedos) para evitar se cortar;
4. Após cortar a cebola em tiras verticais, você pode fazer outras tiras, perpendiculares às primeiras. Assim, a cebola ficará cortada em quadradinhos.
Essa técnica também serve para o corte de outros alimentos – como batata, beterraba e rabanete, que são mais arredondados e podem ser cortados de forma parecida com a da cebola.
Como cortar tomate em cubinhos
Para preparar molhos (como o vinagrete), saladas, bruschettas e outras receitas, é importante saber como cortar o tomate da forma certa. Para isso, também existe um passo a passo bem simples:
1. Depois de lavar o tomate, corte-o pela metade e tire a polpa (a parte mais líquida com caroços);
2. Com a palma da mão, esmague o tomate para que ele fique retinho. Apesar de parecer complicado, isso é bem fácil de fazer e facilita muito na hora de cortar;
3. Apoie o tomate já “esmagado” na tábua e vá cortando em tiras. Depois, é só cortar na outra direção para formar os tubinhos. Não tem erro!
Você também pode pular a etapa de esmagar o tomate com a palma da mão. Neste caso, basta virar a parte cortada para a tábua (que nem no corte da cebola). Assim, você tem mais firmeza para abaixar a faca e, depois, é só cortar as tiras na outra direção para formar os cubinhos. Já para quem quer cortar o tomate em rodelas – forma que geralmente aparece em saladas – é ainda mais simples! Basta deixá-lo em pé (em vez de cortá-lo ao meio) e ir cortando rodela por rodela.
Como cortar o pimentão (vermelho, verde ou amarelo) de forma segura
Para cortar o pimentão você também precisa tomar certos cuidados. O ideal é usar uma faca grande e bem afiada, mas sempre direcionando o corte para fora (nunca em direção à barriga, por exemplo). Para cumprir a tarefa de forma segura, basta seguir essas dicas:
1. Comece cortando as duas pontas do pimentão, de modo que ele fique parecido com um tubo;
2. Coloque o pimentão de pé e passe a faca de cima a baixo, em qualquer um dos pontos. Assim, você vai abrir o pimentão e colocá-lo deitado na tábua, com as sementes à mostra;
3. Corte a parte branca (incluindo as sementes) do pimentão. Para isso, é só deitar a faca, cortando as sementes no sentido da base. Apenas lembre-se de usar a faca no sentido oposto da sua barriga, para não correr o risco de se cortar;
4. Por fim, corte o pimentão em tiras e, logo em seguida, no outro sentido para também formar tubinhos.
Alimentos mais compridos, como cenoura, batata-doce e mandioca, devem ser descascados e depois cortados – de preferência – em rodelas. Mas você também pode cortar o comprimento da cenoura pela metade e, então, cortar tiras seguindo o comprimento do alimento (formando pequenos retângulos) para depois cortar em tamanhos e formatos que preferir.