De mandioca a abacaxi: os truques para descascar alimentos com facilidade
Utilizar alimentos naturais, preferencialmente orgânicos, é o primeiro passo para quem decidiu aderir uma dieta mais saudável e rica em nutrientes. Mas quem estava acostumado a comprar apenas industrializados talvez tenha alguma dificuldade inicial em preparar novas receitas. Afinal, os ingredientes não vêm embalados, mas sim da forma que foram colhidos nas plantações. Tudo bem que às vezes comemos eles com casca e tudo, como é o caso da maçã, mas em alguns casos não é tão simples assim. Descascar abacaxi ou mandioca, por exemplo, pode ser complicado para quem não entende nada do assunto. Se esse é o seu caso, nós separamos algumas dicas para que nunca mais tenha que sofrer na cozinha.
Para descascar aipim, ou mandioca, basta passar a faca em volta da raiz
Não importa se você chama de mandioca ou aipim, já que retirar a sua casca parece impossível de qualquer maneira. Isso porque ela é bem dura, fazendo com que pedaços se soltem sem que ela saia por completo de forma rápida e eficiente. Será? Na verdade há um truque para conseguir descascá-la em menos de um minuto. Primeiro você corta a ponta, e depois passa a faca em volta dela de forma espiral. Depois é só retirar com a mão! Pois é, bem simples e sem sofrimento.
Esquentar a cabeça de alho faz com que ele descasque em menos de um minuto
Tudo bem, alho não é tão complicado assim de descascar, certo? Afinal é só cortar a extremidade mais dura e ir retirando a pele com cuidado com a faca. Sim, esse método funciona, mas você sabia que é possível ganhar tempo aderindo a outro processo? O truque é colocar a cabeça de alho por aproximadamente 20 segundos no micro-ondas. Depois retire tudo com cuidado (porque ele provavelmente estará quente) e descasque com as mãos. Você vai perceber que a pele solta bem rápido, o que vai te dar mais agilidade na cozinha. Afinal, esse ingrediente é um dos mais utilizados no preparo dos alimentos, não apenas por dar um sabor a mais nas receitas, mas também pelos seus benefícios para o nosso corpo.
Para descascar o pinhão é preciso cozinhá-lo
Em um primeiro momento é comum não saber exatamente por onde começar a descascar o pinhão, mas acredite: não é tão complicado assim. Após abrir o fruto e retirar suas sementes há várias maneiras de descascá-las, e em todas é preciso cozinhar elas primeiro. De qualquer maneira, será preciso fazer um corte nessas sementes, seja antes ou depois de elas irem para a panela.
Se o processo for feito com ela ainda crua pode utilizar um alicate de poda para fazer um corte no meio de cada pinhão. Assim, após passar pelo cozimento o seu interior vai sair de maneira bem fácil. Outra maneira é apenas abrir essas sementes depois de cozidas, fazendo um corte com uma faca ou utilizando um quebra-nozes ou espremedor de alho, apertando a sua ponta para que o conteúdo saia do outro lado.
Corte a casca do abacaxi em tiras
Mais uma vez, ir cortando de pequenos em pequenos pedaços não é uma boa solução. Afinal, ela é bem demorada e nada prática! Ganhar agilidade para descascar o abacaxi é simples. Primeiro, corte suas duas extremidades de maneira que seja fácil deixar a fruta em pé sem cair. Depois, basta fazer cortes longos de cima para baixo, retirando a casca em grandes tiras. Não se esqueça de girar o abacaxi para que você sempre consiga ver a parte que está sendo cortada com facilidade. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios dessa fruta de forma simples e prática.