Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
De ovo a abóbora: cascas inusitadas para você reaproveitar na sua alimentação
Guia Culinário 25/10/2018

De ovo a abóbora: cascas inusitadas para você reaproveitar na sua alimentação

Você é do tipo que joga as cascas dos alimentos fora? Pois saiba que muitas podem ser reaproveitadas em receitas, garantindo ainda mais nutrientes na sua alimentação. Algumas opções você provavelmente nem imagina que funcionam nos pratos – como é o caso da casca do ovo, do alho, da cebola e do tomate -, mas saiba que elas podem ajudar a criar refeições deliciosas e supernutritivas. Gostou da ideia? Então saiba mais detalhes sobre essas e outras cascas inusitadas:

Casca do ovo pode ser usada para fazer farinha

Na hora de preparar o ovo, a casca é uma das primeiras partes a ser descartada – afinal, não serve para nada, certo? Errado! Ela pode ser reaproveitada para ser o ingrediente principal de uma versão inusitada de farinha, que se destaca por ser rica em cálcio!

Para preparar esse ingrediente, que pode ser usado no preparo da massa de bolos e pães, é bem simples: primeiro, é preciso lavar bem a casca e tirar a membrana – uma espécie de película – que fica na parte de dentro do ingrediente. Feito isso, é só levar para o forno por, aproximadamente, 1 hora. Por fim, triture tudo no liquidificador, peneire e pronto!

Casca de alho serve para fazer um chá com propriedades medicinais

O alho também pode ter sua casca reaproveitada no preparo de um chá com funções medicinais. Isso porque ela é rica em antioxidantes – como o zinco e selênio – que ajudam a diminuir os riscos de doenças cardíacas e até a combater a diabetes. Isso sem falar em suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.

Não tem mistérios para preparar o chá: basta amassar o alho em uma xícara ou copo, com casca tudo, e depois acrescentar água bem quente e um pouco de mel para adoçar a bebida. Feito isso, é só usar algum pano ou recipiente extra para colocar em cima da xícara ou copo para abafar a área por alguns minutos e pronto!

Casca da cebola pode aparecer em chás, sopas e até na massa de pães

Assim como ocorre com o alho, as cascas da cebola também podem ser usadas para fazer um poderoso chá! Dentre os benefícios da bebida está a presença de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e até alívio de cólicas menstruais.

E as utilidades da casca da cebola não param por aí: ela também pode aparecer entre os ingredientes da sopa para dar mais sabor ao prato e ser usada para substituir até 5% da farinha utilizada no preparo da massa de pães para que eles ganhem um aroma e um sabor extra.

Casca do limão e da laranja rendem deliciosas raspadinhas

Você sabia que a casca do limão e da laranja serve para fazer raspadinhas? Por isso, em vez de jogá-las fora sempre que for comer uma das frutas, passe a guardar tudo em um recipiente para fazer essa receita deliciosa – e rica em antioxidantes! – que cai muito bem para os dias de calor.

Preparar a raspadinha é muito fácil: basta ralar as cascas em um ralador, passar tudo para um recipiente fechado e, por fim, colocar no freezer para que congelem.

Casca de abóbora pode aparecer em saladas e até no arroz

Outra casca inusitada que pode ser aproveitada para receitas é a da abóbora. Por ser rica em fibras, vitamina C e ter antioxidantes, dentre suas vantagens está o fortalecimento dos ossos e dentes, aumento da imunidade e, ainda, combate ao câncer e a problemas ligados ao sistema cardiovascular. Seu uso na cozinha é versátil: ela pode ser utilizada tanto em saladas quanto como um ingrediente extra no arroz.