Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Mundial do Veganismo: 5 motivos para aderir a essa dieta
Guia Culinário 01/11/2019

Dia Mundial do Veganismo: 5 motivos para aderir a essa dieta

Você sabia que em todo dia 1º de novembro comemoramos o Dia Mundial do Veganismo? Essa data serve para enaltecer a consciência vegana, que propõe um estilo de vida mais sustentável e preocupado com a vida dos animais. Bonito, né? Se você está pensando em adotar essa dieta, saiba que são muitos os benefícios que ela pode trazer à saúde. Para te convencer disso, nós listamos 5 motivos para adotar o veganismo. Confira!

1. Veganismo propõe uma alimentação saudável, com um maior consumo de vegetais

Se a ideia é ter uma rotina de alimentação saudável (com diversas frutas, legumes e verduras), adotar o veganismo é um ótimo começo. Esse estilo de vida propõe uma dieta com diferentes vegetais: folhas verde-escuras, tomate, cenoura, batata, berinjela, chuchu (dentre outros legumes e verduras), leguminosas ricas em proteínas e fibras, além das frutas que fornecem vitaminas e minerais indispensáveis. Com toda essa diversidade de alimentos, a dieta fica bem nutritiva e saudável!

2. Dieta vegana ajuda a diminuir o colesterol

Você sabia que a dieta vegana ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) de forma significativa? Quem come muita carne vermelha no dia a dia costuma ter níveis mais altos de colesterol no sangue – o que pode causar, a longo prazo, problemas no sistema circulatório.

A boa notícia é que a dieta vegana – por propor o corte de carnes e uma alimentação mais natural – ajuda muito nesse quesito! Com o veganismo, você passa a comer menos gorduras e mais alimentos com ômega 3 (como oleaginosas e óleos vegetais) que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o ruim.

3. Garante um estilo de vida mais sustentável e consciente

Quando se fala em veganismo, muitas pessoas pensam logo na dieta (em especial, nas restrições alimentares) e se esquecem que o movimento é muito mais amplo e bonito do que parece.

Ao se tornar vegano, você não só combate a crueldade animal, mas também ajuda o planeta de uma forma geral. Muita gente não sabe, mas a pecuária – e todo o processo de produção de carnes – é uma das principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa.

4. Auxilia na perda de peso e no controle da glicose

Outro ponto positivo do veganismo é que ele propõe uma dieta bem menos calórica – o que ajuda na perda de peso e no controle da glicose no sangue. Quem se torna vegano, por exemplo, costuma ter menos chance de adquirir diabetes, obesidade e problemas relacionados ao coração. Esse é um bom incentivo, né?

5. Alimentação vegana ajuda a combater o envelhecimento da pele

A dieta vegana, para quem não sabe, também é uma grande aliada para a saúde da pele. Como já citamos, ela propõe o consumo de alimentos mais naturais, como frutas e vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes. A ausência de carnes muito gordurosas e embutidos na dieta é outro fator que ajuda a manter a pele menos oleosa e com um aspecto bem mais saudável.

Além disso, substâncias como o licopeno e o betacaroteno (presentes em alimentos como cenoura, tomate e maçã) inibem a ação dos radicais livres e, dessa forma, previnem o envelhecimento precoce. Fora que a cenoura, por ser fonte de vitamina A, também estimula a produção de melanina, deixando a pele com uma aparência mais bronzeada. Interessante, né?

A boa notícia é que os vegetais não costumam faltar na dieta dos veganos, o que garante um estilo de vida muito mais saudável e feliz. E aí, se animou para adotar a alimentação vegana?