Dia Nacional do Biscoito: as dicas para preparar o lanche de forma mais saudável
Muita gente não sabe, mas 20 de julho (além de ser o Dia Internacional do Amigo) também é considerado o Dia Nacional do Biscoito. E quem é que não ama esse lanchinho, né? Existem versões doces, salgadas, de diferentes formatos e sabores, para todos os gostos. Por isso, nada mais justo que criar uma data para exaltar esse alimento que acompanha muita gente desde a infância. Para que você se inspire a preparar biscoitos mais saudáveis, nós listamos dicas e ingredientes que podem ser usados no preparo desse snack. Confira e mãos na massa!
No preparo da massa, substitua a farinha de trigo pela de aveia
Uma boa dica para preparar versões mais saudáveis de biscoito é substituir a farinha de trigo tradicional pela de aveia. Esta última é fonte de nutrientes importantes, como fibras, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio. Além disso, o ingrediente é rico em triptofano (aminoácido que impulsiona a produção de endorfina, o “hormônio do prazer”) o que também reduz a vontade de comer doce. Por isso, é sempre uma boa ideia usar esse tipo de farinha no preparo de doces.
Uma boa receita de biscoito é a combinação aveia + banana – misturando esses dois ingredientes, você cria uma massinha saudável e, então, é só moldar em formato de cookie e assar no forno. Você também pode acrescentar aveia, canela e um pouco de açúcar mascavo para dar mais sabor à receita. Outra dica interessante é usar maçã no lugar da banana – neste caso, basta ralar a fruta (com casca mesmo) para misturar com os outros ingredientes para o preparo da massa.
Óleo de coco, uva passa, mel, canela, cacau, castanhas e sementes de chia são ingredientes que podem estar na receita do biscoito
Além de usar frutas e a farinha de aveia para moldar a massa do biscoito, existem outros ingredientes saborosos que podem estar sempre presentes na receita. O óleo de coco, por exemplo, reduz o colesterol ruim (LDL), fortalece a imunidade e também promove a saciedade (para que você não exagere demais na alimentação). Além disso, ele ajuda a dar liga na massa e dá um toque de sabor interessante. A canela, por sua vez, funciona como termogênico – o que significa que acelera o metabolismo – e combina superbem com frutas.
Se você quer preparar o clássico biscoito de chocolate – mas uma versão que seja bem mais saudável que as tradicionais – a nossa dica é recorrer ao cacau (ingrediente fonte de triptofano e de propriedades antioxidantes) e açúcares mais saudáveis, como o de coco e o demerara. Além disso, acrescente ingredientes como a uva passa e castanhas, que dão um toque interessante ao biscoito. A semente chia, por sua vez, é conhecida por promover saciedade – quando em contato com líquidos, ela cria uma espécie de gel que se expande no estômago. Por isso, ela também é ótima para incorporar à alimentação diária (inclusive no preparo de biscoitos).
Ao preparar cookies caseiros, esses ingredientes são os mais indicados e resultam em combinações bem saborosas e nutritivas. Lembre-se: use sempre açúcares mais saudáveis (isto é, sem ser o refinado) e recorra à farinha de aveia para encorpar a massa!