Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta cetogênica é saudável? Conheça mais sobre essa prática
Guia Culinário 29/08/2017

Dieta cetogênica é saudável? Conheça mais sobre essa prática

Perder peso de forma rápida e saudável é possível? Com a dieta cetogênica, sim! Embora surjam diversas dietas e planos alimentares com promessas um tanto tentadoras, quando o assunto é saúde precisamos ter cuidado e atenção com as propostas. Conheça como funciona a dieta cetogênica, como ela pode te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos e os cuidados necessários com esse plano alimentar.

A dieta cetogênica tem como base uma restrição quase que total dos carboidratos, tendo apenas cerca de 20 a 30 gramas por dia. Conhecida como dieta “low carb”, que tem como tradução “baixo teor de carboidrato”, esse plano alimentar ajuda na queima da gordura corporal e, consequentemente, favorece um emagrecimento equilibrado, como explica a nutricionista Tamara Castro:

“Com o consumo de carboidrato bastante reduzido, o corpo passa a produzir corpos cetônicos (substâncias solúveis em água) a partir dos estoques de gordura corporal, sendo utilizados como fonte de energia no lugar da dependência de glicose como combustível, vinda também dos carboidratos”, analisa a profissional.

“A dieta cetogênica foi criada, originalmente, para tratar doenças como a epilepsia, mas vem sendo muito utilizada por pessoas que buscam um emagrecimento rápido”, completa Tamara.

Como funciona a dieta cetogênica? Entenda!

Com a redução do consumo de carboidratos, há um aumento na ingestão de gorduras boas, substâncias encontradas no óleo de coco, abacate, azeite e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas. Ademais, as proteínas também se tornam mais presentes no dia a dia. Confira os alimentos permitidos e proibidos para a dieta cetogênica:

Permitidos: Frutas, legumes, verduras, cereais e sementes de linhaça, girassol, entre outras. Para a ingestão de proteínas, as carnes vermelhas e brancas, peixe e ovos. Leite e seus derivados (queijo e iogurte) também estão liberados desde que não haja adição de açúcar para esse plano alimentar.

Proibidos: Todas os alimentos ricos em carboidratos devem ser excluídos, tais como: pães, massas, bolos, tortas e outros ingredientes que incluam a farinha. Além de feijão, ervilha, batata, açúcar e adoçantes.

Cuidados necessários e importantes para a inclusão da dieta cetogênica no dia a dia

A nutricionista Tamara Castro ressalta que a dieta cetogênica foi criada, inicialmente, com o objetivo de controlar doenças metabólicas, convulsões, epilepsia, etc. Por isso, antes de aderir a esse novo plano alimentar é preciso consultar um profissional e realizar alguns exames rotineiros para que não haja deficiência de nutrientes:

” É de extrema importância ter acompanhamento de um nutricionista capacitado para evitar possíveis deficiências de vitaminas, minerais e/ou eletrólitos, e também para orientar por quanto tempo deve-se fazer tal dieta”, finaliza a profissional.

*Tamara Castro (CRN: 12101120) é nutricionista e disponibiliza sua página no Facebook e no Instagram para contato e outras informações.