Dieta low carb: 4 erros mais comuns
A dieta low carb é uma das opções mais populares entre quem deseja perder peso. Sua principal característica é a diminuição da quantidade de carboidratos ingerida e ela faz sucesso por “permitir” o consumo de alguns alimentos que nem chegam perto dos outros tipos de dietas, como alguns tipos de carnes gordurosas. Mas será que essa é a forma certa de fazer a dieta low carb? Existem alguns erros muito comuns no dia a dia de quem é adepto desse tipo de alimentação: conheça alguns deles abaixo!
O que é dieta low carb e como ela funciona?
A dieta low carb, como já falamos, se caracteriza pela diminuição do consumo de alimentos ricos em carboidratos nas refeições. Como resultado, o acúmulo de açúcar no corpo diminui e, para ter energia para as tarefas do dia a dia, o organismo começa a queimar suas reservas de gordura – por isso, o maior sucesso dessa dieta é entre quem deseja emagrecer. Veja, aqui embaixo, o que não fazer se você quiser apostar nessa mudança de hábitos alimentares!
Dieta low carb: erros que você não pode cometer
1. Cortar completamente os carboidratos
Ainda que a intenção da low carb seja, realmente, a diminuição do consumo de carboidratos, o nosso corpo ainda precisa deles para funcionar. Por isso, ao invés de cortá-los de uma vez, o ideal é substituir os carboidratos ricos em amido (arroz, batata, pães e massas) pelos carboidratos ricos em fibras (arroz, macarrão integral e sementes). Assim, você continua oferecendo as propriedades benéficas desse tipo de alimento para o organismo sem aumentar a quantidade de açúcar ingerida.
2. Fazer a dieta low carb sem acompanhamento profissional
Mesmo que ela pareça simples, o ideal é que você faça a dieta low carb – ou qualquer outro tipo de dieta – com o respaldo de um nutricionista ou nutrólogo. Para começar, o especialista vai definir se esse tipo de alimentação é realmente benéfico para você e, em caso positivo, vai indicar as quantidades, receitas e diferentes maneiras de preparar os alimentos permitidos. Além disso, se consultando com um desses profissionais regularmente, suas taxas e resultados (como perda de medidas e peso) vão ser acompanhados e sempre mantidos dentro do que é saudável.
3. Trocar os carboidratos por alimentos que não ajudam na perda de peso
Um dos principais erros de quem aposta na low carb sem instrução é achar que qualquer tipo de alimento que não é um carboidrato pode ser consumido – é o caso do bacon, que tem um nível alto de gordura e não é recomendado para quem deseja perder peso. Além disso, existem os alimentos que não parecem, mas são muito calóricos. Dessa forma, o resultado tende a não ser satisfatório. O ideal é que as trocas sejam feitas de forma inteligente e, para garantir isso, o ideal é, mais uma vez, contar com a ajuda profissional.
4. Beber pouca água
Em qualquer tipo de dieta ou reeducação alimentar, o consumo de água suficiente para o seu peso e tamanho é uma recomendação. Além de garantir o bom funcionamento do seu sistema digestório e do intestino, a água ajuda na sensação de saciedade entre as refeições. Além disso, quando você não bebe água o suficiente, é normal que seu cérebro confunda a sede com fome e te faça comer sem critérios (e em quantidades maiores do que o necessário), atrapalhando o resultado desejado com a dieta low carb.