Confira 14 alimentos calóricos que parecem low carb
Contar as calorias é um hábito comum para quem quer seguir uma alimentação low carb – que tem como base o consumo limitado de carboidratos e a ingestão maior de alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis. Muitas pessoas pensam que para isso, basta comer saudável. Mas, na prática não é bem assim. Até porque existem alimentos saudáveis que também são calóricos. Para acabar com essa confusão, listamos alguns alimentos calóricos que parecem low carb, mas que, na verdade, não são. Veja!
Quais são os alimentos calóricos que parecem low carb?
Antes de mais nada, vale destacar que a maioria dos alimentos da nossa lista são saudáveis, apenas não se enquadram na rotina de quem segue uma alimentação low carb. Dito isso, confira quais são os alimentos calóricos que parecem low carb.
1.Frutas calóricas
Embora as frutas sejam ótimas para fazer passar aquela vontade de comer doce, algumas delas não combinam com uma alimentação low carb. É o caso, por exemplo, do abacate e da banana, que, embora tragam diversos benefícios para a saúde, também possuem muitas calorias. Apenas quatro colheres de sopa de abacate têm mais de 150 kcal. Ou seja, mais do que aquele pão que você está evitando tanto. Já a banana possui aproximadamente 20 gramas de carboidratos e 50 kcal.
2.Uva-passa
A uva-passa tem diversas vantagens para a saúde, no entanto conta com uma grande quantidade de frutose, um açúcar que, apesar de ser natural, possui muitas calorias. Além disso, a cada 100 gramas desse alimento, mais de 79 são apenas carboidratos. Para quem segue uma alimentação low carb, o ideal é trocá-las por frutas menos calóricas e com menos teor de açúcar, como é o caso do morango, do mirtilo e do limão.
3.Azeitonas
Comer apenas uma azeitona ou usá-la para preparar alguma comida não fará tanta diferença. Mas 10 unidades desse pequeno fruto possuem tantas calorias quanto uma banana. Portanto, o segredo para uma alimentação low carb equilibrada é consumir este alimento em pequenas quantidades, pois apesar de muitas calorias, ele é bastante nutritivo.
4.Água de coco
Comer a polpa do coco não é uma má ideia, já que ela é rica em gordura insaturada, algo que ajuda quem quer perder peso de forma saudável. Já a sua água contém carboidratos concentrados.
Lembrando que seu consumo é excelente para a saúde, apenas não é indicado para quem está fazendo uma alimentação low carb. Afinal, um copo com apenas 200 ml de água de coco possui 44 kcal. Por isso, se o seu objetivo é se hidratar de verdade, opte sempre pela água potável.
5.Alimentos sem glúten
Produtos sem glúten foram feitos para pessoas alérgicas e intolerantes, o que não significa que não possuam carboidratos. Na verdade, muitas vezes eles aparecem em quantidade ainda maior do que em alimentos comuns. No entanto, antes de cortá-los da sua alimentação, vale a pena conversar com o nutricionista para entender o que é mais benéfico para sua saúde, ok?
6.Legumes ricos em amido
Apesar de serem bastante nutritivos, por possuírem grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais, legumes ricos em amidos – como batata, batata-doce e inhame – apresentam alto teor de carboidratos. E nesse caso, a lógica é a mesma já citada: reduzir o consumo de tais legumes ou substituí-los por outros que sejam mais compatíveis com a alimentação low carb. A exemplo deles estão: brócolis, couve-flor, cogumelos, pimentões, etc.
7.Grãos refinados
Além de ter o valor nutricional reduzido em seu processo de produção, os grãos refinados – como arroz branco e pão branco – contém alto teor de carboidrato. Por isso, estão na lista de alimentos calóricos e também não são indicados em uma alimentação low carb. A nossa dica é substituí-los por aqueles que são nutritivos e menos calóricos, como o arroz integral e o pão integral.
8.Massas feitas de farináceos
As massas feitas de farináceos, como os alimentos à base de farinha de trigo branca – macarrão, lasanha e espaguete, por exemplo –, apresentam alto teor de carboidrato, baixo teor de fibras, índice glicêmico elevado e grande quantidade de calorias, por isso, costumam ficar de fora do cardápio de quem segue uma alimentação low carb.
9.Cereais
Assim como os alimentos citados anteriormente, os cereais, apesar de parecerem saudáveis, possuem alto teor de carboidratos e baixo valor nutricional (como pouca quantidade de fibras e índice glicêmico elevado). Por isso, não é interessante para quem faz uma alimentação low carb.
10.Cerveja
A cerveja é uma bebida alcoólica, que apresenta alto teor de carboidratos, ocasionando um rápido aumento do açúcar no sangue, além de inibir a queima de gordura no organismo. Por isso, se você deseja manter a saúde em dia ou emagrecer, o recomendado é que a bebida seja evitada ou consumida em menor quantidade.
11.Iogurte adoçado
Embora pareça saudável, o iogurte industrializado costuma conter um alto teor de açúcar. Por conta disso, o produto pode contribuir para o aumento dos níveis de insulina e o aumento do peso, sem gerar saciedade. O iogurte grego sem açúcar, por exemplo, pode ser uma boa opção para substituir a bebida.
12.Molhos para salada
Os molhos para salada, geralmente, não são indicados em uma alimentação low carb porque contém alto teor de açúcar e de carboidratos líquidos, gorduras pouco saudáveis (como óleos vegetais refinados), além de aditivos e conservantes. No lugar de molhos prontos, a dica é utilizar ingredientes mais saudáveis para temperar a salada, como: azeite de oliva e limão.
13.Leite desnatado
Apesar de ser vendido como uma alternativa mais saudável, o leite desnatado não é indicado para quem segue uma alimentação low carb. E isso se deve ao fato de a bebida apresentar uma quantidade significativa de carboidratos na forma de lactose e potencial para aumentar os níveis de insulina.
A boa notícia é que existem outros tipos de leite que podem ser muito benéficos para quem segue o low carb, como é o caso dos leites vegetais (amêndoas, castanha, etc). Além de muito nutritivos, promovem uma saciedade maior por mais tempo.
14. Mel
O mel é uma boa opção para substituir o açúcar branco no dia a dia. Porém, quando se diz respeito à alimentação low carb, ele não é uma boa ideia – já que traz em sua composição alto teor de açúcar, poucos nutrientes e possível aumento da vontade de consumir mais doce.
Quando incluir alimentos calóricos na alimentação?
Para nunca mais se enganar a respeito do que pode ou não consumir, o ideal é olhar sempre a informação nutricional dos produtos antes de comprá-los, pois só assim saberá quais alimentos calóricos evitar ou não. Também vale uma visita ao nutricionista para que ele monte uma rotina alimentar com base nas suas necessidades específicas, ok?
Como vimos, o segredo da alimentação low carb é cortar os alimentos calóricos, ricos em carboidratos, açúcares, mesmo a frutose, açúcar saudável das frutas. No entanto, antes de iniciar qualquer alteração significativa na sua rotina, busque ajuda especializada com um médico ou nutricionista, está bem?