Durma bem: 6 alimentos que combatem a insônia
Você sabia que duas em cada dez pessoas sofrem de insônia no mundo? Pois é, esse distúrbio, que afeta boa parte da população, representa diversos descuidos com a saúde. Melhorar os hábitos alimentares, por exemplo, faz-se um grande aliado nessa tarefa, pois determinados alimentos têm os nutrientes necessários para a redução dos níveis dos hormônios ligados ao estresse, que tanto dificulta uma noite tranquila.
Pesquisas apontam à produção inadequada de serotonina -neurotransmissor ligado às emoções-pelo organismo, como uma das causas da insônia. Por isso, uma dieta composta por alimentos ricos em nutrientes complementares a esse composto orgânico promoverá o bem-estar e um maior controle emocional. Entrevistamos a nutricionista Carolina Baliere, especializada em nutrição funcional, para explicar melhor como os hábitos alimentares podem amenizar a falta de sono.
Confira a entrevista sobre alimentação para combater a insônia!
– A alimentação é a melhor maneira de combater a insônia? Existe alguma dieta específica para isso?
“Com certeza uma das melhores formas de combater a insônia é a alimentação, através de dietas que insiram alimentos que combatem a ansiedade e que ajudam no relaxamento natural, além de retirar aqueles que estimulam e atrapalham a qualidade do sono. A primeira coisa a se fazer é evitar produtos estimulantes como cafeína, açúcar, ou aqueles que contenham grande quantidade de conservantes.”
– Quais são os nutrientes necessários para combater a insônia?
“O magnésio é um nutriente superimportante, pois é um relaxante muscular. A vitamina B3, que é uma das responsáveis na produção de melatonina e serotonina, também. O triptofano ajuda na diminuição do cortisol e aumento da serotonina, assim diminuindo ansiedade e a compulsão alimentar. O potássio também é um nutriente ideal para impulsionar o sono.”
Confira os alimentos mais indicados para combater a insônia!
“Alimentos que devem ser consumidos são: banana, cacau, abacate, grão-de-bico, chia, feijão, água de coco, além de folhas verde-escuras, semente de abóbora e castanhas.”
– Banana: Rico em potássio e triptofano, a fruta ajuda nos controles de ansiedade e compulsão, melhorando a qualidade do sono.
– Brócolis: É rico em magnésio, nutriente responsável pelo relaxamento muscular.
– Água de coco: Fonte de diversos nutrientes que causam saciedade e ajudam a controlar a compulsão.
– Carne de boi: Fonte rica em vitamina B3, responsável na produção da serotonina, o
neurotransmissor do sono.
– Ovo: Seu alto teor de proteínas ajuda no controle de problemas relacionados à depressão.
– Abacate: Rico em Beta sitosterol que é importante modulador do hormônio do estresse (Cortisol), responsável pela insônia.
Cuidados – A insônia pode manifestar-se em diferentes períodos da noite. Cientificamente, o tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, mas, na maioria dos casos, o ideal é dormir, de maneira ideal, de sete a oito horas por dia. A insônia crônica requer avaliação profissional., sendo indispensável descobrir a causa do distúrbio, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental.