Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Está com potássio alto no sangue? Como baixar através da alimentação
Guia Culinário 18/09/2020

Está com potássio alto no sangue? Como baixar através da alimentação

Você sabia que, quando consumido em excesso, o potássio pode ser muito prejudicial à saúde? A hipercaliemia (ou hiperpotassemia), para quem não conhece, consiste justamente na elevada concentração do mineral no sangue – problema que costuma causar fraquezas, dores musculares e, em casos mais graves, até mesmo paradas cardíacas. Além disso, com o nível de potássio alto no sangue, é possível que as funções renais fiquem comprometidas a longo prazo. Por isso, é muito importante tomar bastante cuidado com a alimentação diária (evitando exageros) e, de preferência, sempre consultar um nutricionista para garantir equilíbrio na dieta. Para te ajudar a evitar possíveis problemas com o excesso desse mineral no corpo, nós separamos dicas de alimentação bem simples. Confira!

Evite alimentos com alto teor de potássio

Para quem está sofrendo com problemas causados por potássio elevado no sangue, a principal dica é cortar (ou evitar ao máximo) alimentos que tenham alto teor do mineral. São eles:

– Beterraba

– Batata-doce

– Abóbora

– Espinafre

– Molho de tomate

– Abacate

– Banana

– Kiwi

– Melão

– Uva passa

– Suco de laranja

– Aveia

– Castanha-do-pará

– Amêndoa

– Grãos integrais

Busque alternativas de preparo para diminuir o potássio dos alimentos

Para não cortar completamente os alimentos ricos em potássio – que também são fontes de outros nutrientes importantes -, a nossa sugestão é buscar alternativas de preparo que ajudem a diminuir a concentração do mineral. Para consumir batata, beterraba ou abóbora, por exemplo, o ideal é remover a casca e cozinhar os alimentos em uma panela com água. O espinafre cozido também apresenta um baixo teor de potássio e pode ser consumido com parcimônia. Para isso, deixe o vegetal de molho por uns 15 minutos, escorra e, em seguida, cozinhe em uma panela com água nova. Dessa forma, é possível diminuir consideravelmente a concentração do mineral.

Vale destacar, no entanto, que o ideal é manter um consumo reduzido desses vegetais para que, a longo prazo, seja mais fácil diminuir os níveis de potássio no organismo. Para que não haja nenhum desequilíbrio com relação a outros nutrientes, não se esqueça de consultar um nutricionista para montar uma dieta completa e saudável.

Dê preferência a saladas com folhas e alimentos não integrais

Uma boa dica para quem quer se manter saudável – mas evitando o excesso de potássio -, é montar um cardápio com saladas verdes (compostas por alface, pepino, espinafre cozido e cenoura crua ralada, por exemplo), azeite de oliva e queijo cottage. Quanto às frutas, as mais recomendadas são maçã, abacaxi, morango, melancia e pera. Esses alimentos têm um baixo teor de potássio e, por isso, podem ser incluídos com mais frequência no seu cardápio. Além disso, outra dica importante é tentar evitar por um tempo grão integrais (que costumam ter uma concentração maior de potássio) e se lembrar de beber bastante água diariamente.