Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Expectorante natural: 4 xaropes caseiros para tosse
Guia Culinário 24/08/2021

Expectorante natural: 4 xaropes caseiros para tosse

Seja para aliviar a tosse ou suavizar outros sintomas de gripes e resfriados, o xarope caseiro é um excelente expectorante natural para o nosso organismo. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, provenientes de alimentos como o gengibre e o limão, esse é um tipo de “remédio natural” que ajuda a limpar as vias respiratórias e alivia a congestão nos pulmões, evitando o desenvolvimento de possíveis doenças mais graves. Para te ajudar a fazer um xarope expectorante caseiro, nessa matéria nós separamos 4 sugestões com gengibre, limão, cenoura e x especialmente voltados para tosse. Confira a seguir!

1. Xarope de gengibre: aproveite as propriedades medicinais desse alimentos para fazer um excelente xarope caseiro para tosse

Rico em agentes antioxidantes e outras propriedades medicinais e anti-inflamatórias, o xarope de gengibre é recomendado principalmente para tosse seca. Sabe quando estamos sentindo uma irritação na garganta e nos pulmões? É nesse momento que esse expectorante natural ajuda aliviar os sintomas. Abaixo, nós separamos uma receita bem fácil de fazer em casa!

Ingredientes

– 1 pedaço pequeno de gengibre sem casca fatiado (mais ou menos 5 cm)

-1 xícara de açúcar mascavo

– 100 ml de água

Comece fervendo a água com o açúcar em uma panela e mexa bem até dissolver completamente, sem deixar o açúcar caramelizar. Em seguida, desligue o fogo, coloque o gengibre e abafe por pelo menos 5 minutos. Depois é só coar o xarope caseiro e guardar em um recipiente de vidro para conservá-lo por mais tempo. O ideal é tomar 1 colher (chá) do líquido pelo menos 3 vezes ao dia em caso de sintomas de gripe, coriza ou irritações na garganta.

2. Xarope de gengibre, limão e mel: para deixar o xarope expectorante natural ainda mais potente, acrescente outros ingredientes na mistura

Que tal combinar as propriedades do gengibre com outros alimentos anti-inflamatórios no mesmo xarope caseiro? Ao preparar um xarope de gengibre, limão e mel, você aproveita os benefícios do limão, uma fruta rica em vitamina C que ajuda a impedir as inflamações no organismo, e ainda inclui as propriedades do mel, comumente utilizado como “remédio natural” para aliviar dor de garganta e tosses.

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado

– 1-2 colheres (sopa) de mel

– 1 colher (sopa) de suco de limão espremido

– 1 copo de água

Para preparar, ferva a água em uma panela e adicione o gengibre ralado. Depois, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Coe o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o mel e o suco de limão espremido, misturando bem até ficar com consistência viscosa. Você deve tomar 1 colher (sopa) pelo menos 3 vezes ao dia.

3. Xarope de cenoura alivia tosse, coriza e irritações na garganta e ainda ajuda a aumentar a imunidade

A cenoura é um dos alimentos anti-inflamatórios que também funcionam como um excelente expectorante natural quando estão em forma de xarope caseiro. Ela é rica em vitaminas A, C, K e do complexo B e também é fonte de minerais como potássio, sódio, cálcio e magnésio. Para turbinar ainda mais as propriedades dessa raiz, que tal aprender como fazer xarope de cenoura, com limão, mel e gengibre?

Ingredientes

– 2 cenouras médias

– 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, demerara ou de coco

– 1 colher (sopa) de suco de limão espremido

– 1 colher (sopa) de mel

– 1 colher (chá) de gengibre ralado

Comece cortando a cenoura em rodelas bem finas e coloque em um recipiente. Depois, cubra o alimento com as colheres de açúcar e acrescente o limão, o mel e o gengibre sobre a mistura. Agora, você deve deixar repousando por pelo menos 2 horas até que a cenoura elimine o suco natural da raiz.

Para finalizar, transfira o xarope caseiro para um recipiente de vidro – coando a mistura com uma peneira – e tome 2 colheres (sopa) do líquido uma vez ao dia em caso de tosse ou coriza. Esse xarope expectorante natural ainda ajuda a aumentar a imunidade, evitando possíveis doenças!

4. Xarope de orégano e mel é ideal para tosse seca e possui propriedades antitússicas, antifúngicas e anti-inflamatórias

Por último, mas não menos importante, o xarope caseiro de orégano é mais uma opção para aliviar a tosse ou outros sintomas de gripes e resfriados. Dessa vez, a combinação possui propriedades antitússicas que reduzem a tosse seca. O orégano ainda é rico em substâncias antifúngicas e anti-inflamatórias rende bons chás medicinais.

Ingredientes

– 1 colher (café) de orégano

– 1-2 colheres (sopa) de mel

Basta misturar os ingredientes em um recipiente de vidro e aquecer por 1 minuto no micro-ondas. Quando estiver morno, tome o xarope caseiro de 2 a 3 vezes ao dia. Se quiser fazer uma combinação ainda mais potente, você também pode preparar o xarope de orégano com 1 xícara de mel, 3 cenouras médias e 1 colher (chá) do tempero. Basta triturar a cenoura no liquidificador com um pouco de água e, em uma panela, combinar o suco com o mel, misturando em fogo baixo até engrossar. Depois, acrescente o orégano e guarde o conteúdo em um vidro.

Bônus: Como fazer um chá expectorante natural?

Sabia que alguns chás também funcionam como expectorante natural? Além das receitas de xarope caseiro, preparar um chá de plantas medicinais, como a malva e o guaco, pode aliviar a tosse rapidamente.

Basta combinar 1 colher (de sopa) de folhas de malva e 1 colher (de sopa) de folhas frescas de guaco em uma panela, acrescentar 1 xícara de água e ligar o fogo. Quando a água estiver fervendo, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Depois, coe a mistura, acrescente 1 colher (sopa) de mel e beba o chá expectorante natural antes das principais refeições.