Fazer dieta ou regime? Qual é diferença entre elas?
O parecido nem sempre é igual, principalmente quando o assunto está associado à saúde e aos mandamentos da alimentação correta. Muitas vezes usados como sinônimos para ações de controle e consciência alimentar, dieta e regime, apesar da proximidade, possuem características distintas e bem peculiares. Para não ter maiores enganos, entrevistamos a nutricionista Duane Amorim, que nos explicou as diferenças para se distinguir os dois conceitos: O que é dieta e o que é regime.
Segundo Duane, o principal fator de distinção entre regime e dieta é a flexibilidade alimentar que os dois conceitos impõem. Enquanto o primeiro segue uma linha radical de cortes e excessos, principalmente para perda de peso ou emagrecimento, o segundo tende a buscar se enquadrar ao dia a dia da pessoa e atender suas demandas cotidianas. “Regime alimentar passa uma ideia de restrição. Dieta passa uma ideia de uma alimentação mais equilibrada. Mas os profissionais nutricionistas não costumam usar o termo dieta e sim reeducação alimentar. Pois nosso objetivo é aplicar algo que o indivíduo possa introduzir na vida, novos hábitos”, destacou a nutricionista.
O que é dieta alimentar?
Existem diversos tipos de dietas, que passam pelos mais diferentes motivos. Vão de questões ideológicas, como as veganas, até as de simples aspectos estéticos.
O que é regime alimentar?
Já o regime consiste em uma restrição através da qual se persegue um resultado imediato. Ele “corta” a ingestão de diversos alimentos, visando, principalmente, a perda de peso. Depois de um período de tempo, entretanto, pode ocasionar o famoso efeito sanfona, no qual a pessoa recupera o peso perdido e pode ganhar até mais. “Eu não passo regime para as pessoas. Não trabalho assim. Por exemplo, uma noiva quer emagrecer só para caber no vestido então começa a cortar a alimentação de forma brusca. Logo depois que casa acaba engordando novamente. Não considero isso uma forma saudável”, disse Duane.
Informe-se: Sabemos hoje, que grande parte das doenças possui relação com um bom estado nutricional, independente do peso corporal. Para garantir um funcionamento saudável e equilibrado, a alimentação deve ser preconizada por aqueles que desejam garantir disposição, vitalidade a seu corpo respondendo , logicamente, suas necessidades cotidianas.
O que comer durante a dieta?
Uma dieta alimentar equilibrada incorpora diferentes grupos de alimentos – gorduras, óleos, açúcares, lacticínios, carnes, ovos, peixes, grãos, nozes, vegetais, frutas, cereais, pães, arroz e massas – que fornecem ao organismo todas as proteínas, vitaminas, minerais, hidratos de carbono e fibras indispensáveis ao organismo. A quantidade que cada grupo de alimentos deve ser consumido depende da idade, sexo e condição de saúde do indivíduo.
Por isso, quando o corpo necessita de um maior equilíbrio na alimentação, seja para perda de peso ou mesmo para ganho, é importante buscar o acompanhamento de um profissional da área de nutrição. Ele identificará os excessos e carências nutricionais e indicar a alimentação mais balanceada para seu organismo, visando resultados saudáveis e uma qualidade de vida melhor.