Feijão preto ou branco: Qual é o melhor? Entenda as suas principais diferenças
Um dos ingredientes mais presentes nas mesas dos brasileiros, o feijão é sinônimo de força nutricional. Seja no almoço, ao lado do arroz, numa sopa de jantar, na feijoada de domingo ou até na saladinha, essa leguminosa é um dos elementos mais consumidos e utilizados em nossa culinária cotidiana. Contudo, dependendo da região do país, a variação do alimento é um destaque à parte: enquanto uns estados utilizam o feijão branco outros rincões do Brasil preferem o preto em suas receitas.
Tanto nos tipos brancos como os pretos, o feijão é uma leguminosa rica em proteínas, carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio, bem como compostos bioativos e fibra alimentar que auxilia no funcionamento intestinal, reduz a absorção de colesterol e glicose. Esses nutrientes são muito importantes, pois ajudam na regulação da pressão arterial, na reparação e construção muscular, reforça o sistema imunológico e ajuda na prevenção da anemia, entre outras funções.
O Guia Alimentar da População Brasileira (2006), recomenda o consumo diário de 1 porção de leguminosas (feijões), equivalente a 1 concha.
Feijão preto ou branco? Qual é o melhor para a saúde?
Seja preto ou branco, o feijão é um grão extremamente rico em substâncias que reforçam as defesas do corpo, melhoram o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Mas, além da cor, há alguma diferença entre eles? Para responder essas frequentes dúvidas, entrevistamos a nutricionista Lidiane Gomes.
– Qual tipo de feijão é melhor? Preto ou branco?
“Ambos os feijões são parecidos e interessantes para a saúde, o ideal é variar os tipos para obter seus nutrientes e evitar uma alimentação monótona”
– Quais são as principais diferenças entre os dois tipos?
“O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar. Ele pode ser utilizado para preparar sopas ou saladas e é muito utilizado em dietas para o emagrecimento e é quem proporciona maior sensação de saciedade.”