Fruta mangostão é exótica e cheia de nutrientes! Conheça seus benefícios
Originário do sudeste asiático, o mangostão (ou mangostin) é uma fruta exótica bem suculenta, de sabor suave e altamente benéfica para a saúde. Além de ser rica em fibras e vitaminas importantes, ela possui propriedades terapêuticas e pode ser usada em diferentes receitas. Quer aprender mais sobre os seus benefícios? É só continuar lendo!
O que é mangostão e quais são seus possíveis usos?
Apesar de não ser muito conhecida no Brasil, a fruta mangostão é considerada uma das mais nutritivas, saborosas e pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas e diferentes doces. Ela possui uma casca grossa de cor roxa e uma polpa com gominhos brancos que têm um sabor bem suave. Para usufruir de todos os benefícios da fruta, a nossa dica é consumi-la preferencialmente in natura e, se desejar, use-a para incrementar saladas no dia a dia. Fica uma delícia!
Fruta mangostão tem alto teor de antioxidantes
O grande diferencial do mangostão é que ele possui uma quantidade muito grande de antioxidantes – substâncias que combatem a ação dos radicais livres, contribuindo para a saúde da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e cardiovascular. Ao consumir essa fruta a longo prazo, é possível prevenir o envelhecimento precoce e garantir um maior equilíbrio para o funcionamento do organismo.
Auxilia no funcionamento do sistema digestivo e garante saciedade
Por ser fonte de fibras alimentares, o mangostin também é muito indicado para garantir o bom funcionamento do aparato gastrointestinal. Ela é ótima para tratar problemas de estômago (como diarreia), ajuda a regular o intestino e garante mais saciedade, sendo indicada para quem precisa perder peso.
Contribui para o controle do colesterol e do índice glicêmico
Além de auxiliarem no processo de digestão, as fibras presentes no mangostão contribuem para o controle do colesterol (ajudam a manter a saúde do sistema cardiovascular) e dos níveis de glicose no sangue – por isso, inclusive, essa fruta é muito indicada para quem tem diabetes.
É fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para o funcionamento do cérebro
Você sabia que o mangostão também pode contribuir para a saúde do sistema nervoso? Isso porque ele tem uma grande concentração de vitaminas do complexo B (como tiamina, niacina e ácido fólico), que são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro – o que interfere na capacidade de memorização e aprendizado, por exemplo.
Tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antibacterianas
Outro ponto positivo do mangostin é que ele dispõe de propriedades terapêuticas que podem ser muito úteis no dia a dia. Em sua casca, encontram-se as xantonas – substâncias que cumprem ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e até cicatrizante. Interessante, né?