Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas doces: veja a lista das 7 que possuem mais açúcar
Guia Culinário 30/08/2022

Frutas doces: veja a lista das 7 que possuem mais açúcar

Incluir frutas doces na sua dieta é uma forma de variar os sabores dos alimentos de forma natural e saudável. O consumo constante da frutose, açúcar encontrado nas frutas, não é recomendado por profissionais em alguns casos – para diabéticos, por exemplo. Ainda assim, ele é mais saudável do que as versões refinadas do ingrediente doce e pode ser uma boa opção de fonte de energia para o corpo em indivíduos que não precisam fazer um controle minucioso da glicose. Saber quais são as frutas mais doces disponíveis nas prateleiras do mercado é essencial para uma dieta equilibrada e balanceada. Por isso, montamos uma lista com as opções que mais contém açúcar em sua composição e seus benefícios. Dá uma olhada!

1. Banana é uma das frutas doces mais populares do Brasil

Uma das frutas mais populares do Brasil encabeça esta lista de frutas doces. A banana é conhecida pelas altas quantidades de potássio, magnésio, fibras e antioxiantes, por exemplo. Ela é muito usada no pré e no pós treino, já que pode oferecer energia antes da prática de exercícios e repor o que foi perdido depois dela. Isso acontece, justamente, por causa das quantidades de açúcar: uma banana média tem até 14 gramas de frutose.

2. Entre as frutas doces, manga é rica em fibras

Assim como a banana, a manga traz diversos benefícios para o organismo, como a melhora no processo de digestão por ser rica em fibras e a ação antioxidante garantida pela vitamina C – e isso aparece tanto na fruta, quanto na polpa congelada para sucos. Em sua versão mais verde, ela pode até ajudar no controle da glicose aliada a outros alimentos. Isso acontece porque uma manga inteira e madura pode conter até 46 gramas de açúcar, ou seja: o consumo precisa ser controlado e orientado em casos específicos.

3. Uva é um das frutas doces ricas em antioxidantes

Mesmo tão pequena, uma xícara de chá de uvas pode conter até 15 gramas de açúcar – e isso vale para todas as suas versões, até a uva passa. Em comparação com outras opções da lista, a quantidade é mais baixa, então, mais uma vez, ela pode ser consumida, mas com moderação em alguns casos. Ainda assim, as uvas também são ricas em fibras, carboidratos bons e antioxidantes, que ajudam a melhorar a memória e controlar o colesterol, por exemplo.

4. Pera é uma das frutas doces que contém potássio

A pera é uma fruta doce porque uma unidade de tamanho médio pode ter até 17 gramas de açúcar. Ela também é rica em fibras e pode ajudar a melhorar o processo de digestão, tem bastante potássio e antioxidantes. Ou seja: da mesma forma como acontece com as outras opções nesta lista, não deve ser descartada apenas pela sua quantidade de açúcar, ok?

5. Quer uma fruta doce que ajuda na hidratação em dias quentes? Aposte no abacaxi

Mesmo com a fama de ser uma fruta mais azeda, o abacaxi também é uma fonte de frutose para o corpo e pode ter até 16 gramas de açúcar em uma xícara de chá – algo comum entre as frutas tropicais. Ele é uma boa opção para ajudar com a hidratação em dias mais quentes. Rico em antioxidantes e vitamina C, ele também ajuda na prevenção de diversas doenças e colabora para a saúde da pele e do cabelo.

6. Kiwi melhora a absorção de ferro pelo organismo

Um pouco mais raro no dia a dia de muitas pessoas, o kiwi também pode oferecer até 16 gramas de açúcar em uma xícara de chá. Além disso, ele ajuda na fixação do cálcio e favorece a saúde dos dentes e ossos, é rico em vitaminas C e K, melhora a absorção do ferro e o sistema imunológico.

7. Laranja ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Outra opção muito popular e saudável que entra na lista de frutas doces é a laranja. Com até 17 gramas de frutose por unidade de tamanho médio, ela é conhecida por ser fonte de fibras para o organismo e uma das principais opções para quem precisa otimizar o funcionamento do intestino. Além disso, também é rica em vitamina C e fortalece o sistema imunológico.