Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saudabilidade: conheça a tendência e a importância de consumir alimentos saudáveis
Taeq Descomplica 09/01/2024

Saudabilidade: conheça a tendência e a importância de consumir alimentos saudáveis

Em um mundo cada vez mais consciente sobre a importância de cuidar da saúde, a busca por uma alimentação equilibrada e nutritiva tornou-se uma prioridade para muitos. É neste cenário que a saudabilidade surge como um conceito cada vez mais relevante e presente no dia a dia.

Mas você sabe exatamente o que este termo significa? Ou como integrá-lo em sua rotina?
Para te contar tudinho, trazemos hoje um guia completo para explorarmos o significado da saudabilidade e como ela está diretamente ligada à nossa alimentação diária. Vamos lá?

O que é saudabilidade?

De forma bem prática, saudabilidade é a definição de hábitos saudáveis, com um estilo de vida que prioriza sempre aquilo que faz bem à saúde, sobretudo na alimentação.

Trata-se de uma abordagem completa que busca promover o bem-estar físico e mental através de escolhas alimentares conscientes. Ou seja, vai muito além de simplesmente contar calorias, mas sim a seleção de produtos que tragam benefícios reais para o corpo.

Qual é a importância da saudabilidade?

Hoje, mais que nunca, a saudabilidade se tornou uma prioridade na vida das pessoas. Estudos recentes têm demonstrado uma correlação direta entre uma alimentação equilibrada e uma melhor qualidade de vida.

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e escolher opções mais saudáveis pode prevenir doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão. Não por acaso, de acordo com pesquisas do Instituto Kantar e a consultoria WW, mais de 90% dos brasileiros dizem que precisam melhorar a alimentação, com mais comida saudável.

O que impulsiona a procura por saudabilidade e alimentos saudáveis?

A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar é um dos principais fatores que impulsionam a busca por saudabilidade.

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos impactos que a alimentação pode ter em sua qualidade de vida a longo prazo. Além disso, a disponibilidade de informações sobre nutrição e os benefícios de uma alimentação saudável tem contribuído para esse movimento.

Homem de avental segura prancheta e tira, da geladeira do supermercado, uma garrafa de iogurte alinhado à saudabilidade

Quais são os principais tipos de produtos saudáveis que existem?

1. Integrais

Os alimentos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo. Há uma ampla gama de opções de produtos integrais, desde grãos, como amendoim e quinoa, até pães e cereais, incluindo arroz, trigo, aveia e centeio.

2. Orgânicos

Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas ou fertilizantes sintéticos, priorizando práticas sustentáveis. Segundo dados da Associação de Promoção de Orgânicos, aproximadamente 46% dos brasileiros já consomem produtos deste tipo em sua alimentação, um número que vem crescendo gradualmente ano a ano. A maior procura, hoje, recai sobre:

  • hortaliças;
  • frutas;
  • legumes;
  • óleos;
  • cafés;
  • ovos, entre outros.

3. Veganos

Os produtos veganos são livres de ingredientes de origem animal, proporcionando uma opção saudável e ética para todos. Hoje já é possível encontrar uma diversa lista de opções para atender a todos os paladares, incluindo hambúrgueres, pães, kibes, sobremesas e muito mais.

4. Zero lactose

Ideal para pessoas com intolerância à lactose, esses produtos garantem sabor e nutrição sem causar desconfortos provocados pela dificuldade de se digerir a proteína do leite. Podem ser encontrados em produtos, como:

  • leite;
  • queijos;
  • iogurtes.

5. Sem açúcar

Para quem busca reduzir o consumo de açúcares, hoje existe uma enorme variedade de opções saborosas e saudáveis, desde geleias, torradas, até sorvetes e pudins. Vale sempre reforçar que a redução de açúcar é uma das principais metas globais dos especialistas em saúde.

Uma pesquisa na China e Estados Unidos, por exemplo, indica que o alto consumo de açúcar aumenta o risco para ao menos 45 complicações à saúde, incluindo:

  • diabetes;
  • gota;
  • obesidade;
  • pressão alta;
  • ataque cardíaco;
  • derrame;
  • câncer;
  • asma;
  • cárie dentária;
  • depressão;
  • morte precoce.

6. Sem glúten

Ideal para celíacos (doença autoimune desencadeada pelo glúten) e para quem busca uma alimentação mais leve, os produtos sem glúten garantem sabor sem abrir mão da saúde.

Como adotar a saudabilidade no dia a dia?

Integrar a saudabilidade em sua rotina é mais simples do que parece. Pequenas mudanças, como reduzir o consumo de açúcares, optar por alimentos frescos ao invés dos ultraprocessados, e escolher marcas comprometidas com a saúde podem fazer uma grande diferença.

A saudabilidade não é um conceito inatingível e nem precisa ser um bicho-de-sete-cabeças. Hoje, graças à expansão das opções, a alimentação saudável e o cuidado com o bem-estar se tornaram mais acessíveis a todos.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão saboroso e fácil. Lembre-se, a verdadeira saudabilidade está nas escolhas que fazemos todos os dias. Faça escolhas conscientes e viva uma vida mais plena e equilibrada.