Guia dos tipos de açúcares: quais são, benefícios e papel na alimentação
Seja na fruta ou no doce nosso de cada dia, o açúcar é sempre um componente presente em nossa rotina. Mas isso não significa que ele é exatamente sempre igual, sabia? Existem vários tipos de açúcares, cada um com características e condições de consumo que precisamos entender para fazer o melhor uso.
Para solucionar de vez suas dúvidas sobre o tema, elaboramos um guia completo onde vamos explorar quais são os diferentes tipos de açúcares, seus benefícios e malefícios para a saúde, além de dicas para você curtir uma vida mais saudável. Vamos lá?
O que é o alimento açúcar?
O açúcar é uma substância naturalmente encontrada em muitos alimentos e que também pode ser adicionado industrialmente a vários produtos alimentícios. Parte do grupo dos carboidratos, os açúcares são uma fonte importante de energia para o corpo, ajudando nosso organismo a funcionar. Os principais tipos de açúcar são:
- Sacarose: também conhecida como açúcar de mesa, é composta por uma molécula de glicose e uma de frutose. É encontrada em frutas, vegetais e cana de açúcar.
- Glicose: é a principal fonte de energia para o corpo e é encontrada em alimentos como frutas, vegetais e mel.
- Frutose: é o açúcar natural encontrado em frutas, mel e vegetais. É a mais doce de todas as formas de açúcar.
- Lactose: é o açúcar encontrado no leite e seus derivados. É composta por uma molécula de glicose e uma de galactose.
- Maltose: também conhecida como açúcar maltado, é formada por duas moléculas de glicose e é encontrada em alimentos como cevada e cereais germinados.
Quais tipos de açúcares trazem benefícios para a saúde?
De forma geral, estudos indicam que a presença de açúcares naturais é melhor para a saúde. Isso inclui fontes como frutas, beterraba, mel, ervas ou baunilha, sem qualquer processamento, ou com menor quantidade de refinamento, como o açúcar de coco, mascavo ou demerara.
Contudo, é importante ter em mente que o consumo em excesso de qualquer tipo de açúcar pode ser prejudicial à saúde.
Açúcar na infância faz bem para as crianças?
Elas adoram, mas é preciso cuidado. Estudos mostram que o consumo excessivo de açúcar na infância pode aumentar o risco de uma série de doenças e condições como obesidade, diabetes e cáries dentárias. É recomendável, inclusive, que crianças menores de dois anos não consumam qualquer tipo de açúcar adicionado.
Portanto, embora o açúcar possa ser parte de uma alimentação equilibrada, é importante que seu consumo seja moderado e que as crianças sejam incentivadas a consumir uma variedade de alimentos nutritivos e naturais.
Para qualquer decisão, é sempre recomendável consultar um pediatra para orientações personalizadas.
Açúcar e adoçante são a mesma coisa?
Não, açúcar e adoçante são substâncias diferentes. O adoçante é um substituto do açúcar, muitas vezes usado por pessoas que desejam reduzir a ingestão de calorias. Porém, o adoçante tem seus próprios efeitos negativos para a saúde e deve ser consumido com moderação.
O que é açúcar invertido?
O açúcar invertido é uma mistura de glicose e frutose que é produzida pela hidrólise da sacarose. Ele é frequentemente usado na fabricação de alimentos como balas, sorvetes e sucos ultraprocessados, pois é mais doce e tem uma textura mais macia do que o açúcar comum.
Quais tipos de açúcares fazem mal para a saúde?
O consumo excessivo de qualquer tipo de açúcar pode causar problemas à saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cáries dentárias. Entretanto, os que trazem mais malefícios são:
- Açúcar refinado: pode levar ao ganho de peso e aumento do risco de doenças crônicas, sem qualquer vantagem nutricional.
- Açúcares industrializados: incluindo o açúcar invertido e xaropes de glucose, estão diretamente associados a um risco maior para infarto e AVCs, entre outras doenças.
- Produtos com açúcar adicionado: encontrado em alimentos processados, pode contribuir para o ganho de peso e doenças cardíacas.
Como substituir o açúcar que faz mal?
Existem algumas maneiras de reduzir o consumo de açúcar e substituí-lo por opções mais saudáveis, como:
- Mel: rico em antioxidantes e vitaminas, pode ser usado como substituto do açúcar em muitas receitas.
- Melado de cana: também pode ser usado para substituir o açúcar em receitas.
- Frutas: adoçantes naturais encontrados em frutas podem ser usados para adoçar alimentos e bebidas.
O que acontece se eu parar de consumir açúcar?
Depende do tipo de açúcar que estamos falando. Parar de consumir açúcar refinado, por exemplo, pode ter vários benefícios, como:
- facilitar a perda de peso;
- melhorar a saúde do coração;
- reduzir o risco de diabetes ou outras doenças crônicas;
- aumentar os níveis de energia;
- melhorar o humor e a concentração – com o tempo.
No entanto, é preciso dizer que os açúcares são necessários para nosso organismo, como destaca uma recente publicação da escola de medicina da Universidade John Hopkins. Nossas células precisam de glicose para obter energia e, assim, funcionar corretamente.
Portanto, antes de cortar açúcar da sua rotina, procure um nutricionista. Esse profissional vai te ajudar a manter uma alimentação equilibrada e consciente, priorizando alimentos naturalmente doces (como as frutas) e a incluir produtos como mel e melado – de forma moderada.
Afinal de contas, podemos ter uma vida mais doce, basta ter moderação e escolhas conscientes sobre os tipos de açúcares que vão estar no nosso dia a dia.