Frutas que ajudam a emagrecer: veja a lista das principais aliadas da dieta
As frutas que ajudam a emagrecer são grandes aliadas da dieta de quem precisa perder peso. Elas são fontes de vitaminas e nutrientes, dão sensação de saciedade, hidratam o organismo, regulam a digestão e também são opções de consumo rápido e prático para os intervalos entre as refeições principais. Para quem está experimentando uma alimentação mais controlada, incluir as frutas que emagrecem na rotina pode facilitar o alcance do objetivo final. Descubra nesta lista quais são essas frutas e aproveite os benefícios que elas têm a oferecer!
1. Entre as frutas que ajudam a emagrecer, a melancia tem “calorias negativas”
Conhecida por seu alto teor de água na composição, o que faz da melancia uma das frutas que emagrecem é a também alta quantidade de fibras aliada a um número baixo de calorias. Além de hidratar e saciar o organismo, ela tem título de fruta com “calorias negativas”. Isso se dá porque, para digerir a melancia, o corpo gasta mais do que o que ela fornece, ou seja: acaba queimando calorias enquanto quem comeu segue aproveitando os benefícios da fruta.
2. Os benefícios da maçã para o emagrecimento aumentam se ela for consumida com canela
Além de saborosa, a maçã é rica em fibras e antioxidantes. Na prática, ela regula o processo da digestão – é uma das frutas que ajudam a emagrecer e desinchar – e preserva a saúde do organismo, otimizando seu bom funcionamento. Uma boa opção para consumir no intervalo entre as refeições, ela tem quantidade baixa de calorias, o que ajuda no emagrecimento. Junto da canela, que é um termogênico natural, ela pode acelerar o metabolismo e aumentar o gasto de calorias.
3. A vitamina C do limão ajuda na queima de gordura
O limão é uma fruta antioxidante, assim como a maçã, e tem propriedades diuréticas. Por isso, potencializa o processo de eliminação de toxinas e também ajuda a diminuir o inchaço. Estas duas propriedades já são suficientes para que ele entre na relação de frutas que emagrecem, mas a vitamina C garante um benefício inesperado para este processo: ela potencializa o transporte das moléculas de gordura para os músculos – ali elas são queimadas e transformadas em energia.
4. A pera é um das frutas que emagrecem por ser rica em fibras e garantir a sensação de saciedade
Ao iniciar uma dieta mais restrita, é comum sentir fome nos intervalos entre as refeições. A pera é uma das frutas que ajudam a emagrecer justamente por resolver este problema. Ela é rica em fibras e garante a sensação de saciedade. Se for consumida entre meia hora e vinte minutos antes do almoço ou jantar, ela também garante que você não vai comer mais do que o necessário. Além disso, um dos benefícios da pera é a ajuda no controle dos níveis de colesterol (gordura) no sangue.
5. Abacate é rico em gorduras benéficas para o organismo
Entre as frutas que ajudam a emagrecer, o abacate pode entrar na lista por causa de sua grande quantidade de fibras. Assim como a pera, ele garante a sensação de saciedade. Ele também é rico em gorduras boas, que ajudam a controlar o colesterol. Porém, aqui, é necessário ter cuidado, já que o abacate também é calórico: o consumo diário deve ser de no máximo 1/4 da fruta.
6. O mamão ajuda a regular o funcionamento do intestino
Uma das frutas mais recomendadas para quem tem prisão de ventre, o mamão tem efeito laxativo graças à grande quantidade de fibras que possui, mas também é diurético, dá efeito de saciedade e tem poucas calorias. Ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a sensação de inchaço e pode ser consumido em diferentes momentos do dia.
7. Melão é diurético e rico em fibras e antioxidantes
O melão é uma das frutas com grande concentração de água em sua composição. Por isto, ele é uma das frutas que ajudam a emagrecer e desinchar, já que o efeito diurético causa diminuição do inchaço e potencializa a perda de peso. Além disso, ele também é rico em vitamina C e antioxidantes.
8. O morango tem baixa quantidade de calorias
Os morangos são ótimas frutas que ajudam a emagrecer por causa da concentração baixa de calorias que eles oferecem – quando consumidos sem açúcar. Assim como a melancia, eles também entram na lista de frutas com calorias negativas. Além disso, eles são ricos em fibras, vitamina C e potássio.
9. O abacaxi é mais uma fruta diurética e rica em fibras
Por último, mas sem perder a importância, o abacaxi também é uma opção de fruta que ajuda a emagrecer. Assim como outras opções da lista, ele é diurético e ajuda na eliminação de toxinas e a diminuir o inchaço. As fibras também estão presentes em sua composição e, por isso, ele é benéfico para a digestão.