Frutose faz bem ou mal? Saiba quando seu consumo deve ser evitado
Quando se trata de substituir o açúcar da dieta muitas pessoas já pensam logo em recorrer às frutas. Afinal, elas são fontes de frutose (um tipo de açúcar natural e mais benéfico), que ajuda a aliviar a vontade de comer doce. No entanto, muita gente não sabe que essa substância também deve ser consumida com parcimônia. Para entender mais sobre a frutose (e como deve ser feito o seu consumo), nós listamos algumas situações nas quais é necessário evitá-la. Confira!
Hipertensos devem consumir frutose com moderação
Você sabia que a frutose pode ser prejudicial para quem sofre com pressão alta? Alguns estudos mostraram que ela atua aumentando a quantidade de ácido úrico no sangue – o que pode ocasionar pedras nos rins e estimular uma maior absorção de sal (aumentando a pressão arterial). Além disso, pesquisas revelaram que a frutose também pode reduzir a concentração do ácido nítrico (que é o responsável pela dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos) – o que também afeta a saúde de quem sofre com hipertensão.
Excesso de frutas pode contribuir para a obesidade
Vale destacar que o excesso de frutas também pode causar obesidade. Isso porque a frutose (por ser um tipo de açúcar) tende a levar ao aumento dos triglicerídeos – que, por sua vez, geram um maior acúmulo de gordura abdominal e aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, vale destacar que são as células do fígado que processam a frutose. Por isso, esse órgão fica muito sobrecarregado quando a substância está em excesso. Para evitar problemas, é muito importante que você não abuse no consumo de frutas – consulte um nutricionista para saber melhor a quantidade de frutose que deve ser consumida diariamente.
Frutose em excesso também pode ocasionar diabetes tipo 2
Muita gente não sabe, mas a frutose em excesso também pode ocasionar a diabetes tipo 2 (doença na qual o organismo perde a capacidade de responder à insulina ou simplesmente não consegue produzir mais o hormônio). Neste caso, além de ter uma alimentação apropriada, é importante que a pessoa também tome doses diárias de insulina. Quem sofre com diabetes deve manter o total controle dos açúcares que consome (incluindo da frutose).
Tome cuidado com os sucos de frutas
Em muitos casos a pessoa nem percebe que está exagerando no consumo das frutas. Isso acontece, na maioria das vezes, por conta dos sucos naturais (bebidas saudáveis, mas que, em excesso, aumentam muito o nível de frutose no organismo).
O problema dos sucos é que a pessoa não consegue mensurar ao certo a quantidade de frutas usadas em seu preparo (podem ser usadas várias laranjas e limões, por exemplo). Ou seja, é possível que você esteja consumindo uma quantidade muito grande de frutose sem saber. Por isso, o ideal é sempre fazer um acompanhamento com um nutricionista para definir a quantidade diária adequada de frutas.
Você pode consumir frutas todos os dias, mas sempre com moderação
É importante destacar que as frutas são importantes para a saúde (fontes de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fundamentais) e, por isso, devem ser incluídas na alimentação. No entanto, por conta da frutose, para algumas pessoas é realmente importante maneirar no consumo desses alimentos – principalmente quem sofre com diabetes e outros problemas relacionados ao açúcar. Lembre-se: o segredo para tudo é manter o equilíbrio e nunca exagerar!