Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gaspacho: aproveite os benefícios do tomate com essa sopa fria
Guia Culinário 09/02/2022

Gaspacho: aproveite os benefícios do tomate com essa sopa fria

Receita tradicional espanhola, o gaspacho é uma sopa fria feita à base de tomate e outras hortaliças, como pimentão, pepino e cebola, que fica bem saborosa e costuma ser servida com pães. Além de ser fácil de preparar, essa sopa de tomate cremosa é bastante nutritiva (rica em vitaminas e antioxidantes) e é uma opção de prato mais leve e refrescante para os dias quentes de verão. Quer aprender a fazer uma receita de gaspacho bem saborosa? É só continuar lendo!

Gaspacho: receita de sopa de tomate tradicional da Espanha

Se a ideia é fazer uma sopa fria espanhola bem nutritiva, uma boa dica é usar hortaliças orgânicas, que são livres de agrotóxicos e têm um alto teor de vitaminas e minerais – como tomate, cebola, pepino japonês, pimentões verde e vermelho e temperos. O gaspacho de tomate, em especial, é fácil de preparar no liquidificador ou no mixer. Confira o passo a passo de preparo:

Ingredientes

– 6 tomates italianos orgânicos Taeq bem maduros

– 3 dentes de alho orgânico Taeq picados

– 1 cebola orgânica Taeq picada

– 1 pepino japonês orgânico Taeq

– ½ pimentão verde orgânico Taeq

– ½ pimentão vermelho orgânico Taeq

– 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

– 3 colheres de sopa de azeite extra virgem orgânico Taeq

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Salsa orgânica Taeq picada a gosto

Para começar, corte os tomates em 4 partes e retire as sementes. Faça o mesmo com os pimentões: retire bem as sementes, as partes brancas e corte-os em pedaços menores. Pique também o pepino com casca e reserve.

Em um liquidificador, bata bem os tomates, até formar uma mistura mais cremosa. Junte os alhos e a cebola picados, um pouco de sal e bata novamente.

Adicione o pepino, os pimentões e bata mais uma vez no liquidificador, até a mistura ficar consistente. Em seguida, adicione o vinagre, o azeite, acerte os temperos (sal e pimenta) e bata novamente.

Transfira a sopa fria de tomate para o prato e, por cima, enfeite com salsinha picada a gosto. Coloque um pouco mais de azeite por cima e sirva com pães ou torradas.

Obs.: No final, você pode cortar um pouco mais de tomate, pepino e pimentões para jogar por cima da sopa. Assim o resultado fica mais bonito e saboroso!

Quais os benefícios do tomate para a saúde?

Muito usado no preparo de molhos, saladas, risotos e muitas outras receitas saudáveis, o tomate protagoniza essa receita de sopa é uma hortaliça que não pode faltar na despensa. Além de versátil, ele se destaca por ser altamente nutritivo, trazendo vários benefícios para os sistemas imunológico, nervoso, cardiovascular e digestivo:

Fruto é rico em licopeno e vitaminas A, do complexo B e C

O tomate se diferencia por ter um alto teor de licopeno – pigmento antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, protege as células do corpo. Esse poderoso antioxidante faz bem para a saúde da pele, dos cabelos, fortalece o sistema de defesa do corpo e ajuda a prevenir doenças degenerativas.

O tomate também é fonte de vitaminas A, do complexo B e C, que cumprem ação antioxidante, fazem bem para a saúde dos olhos, do cérebro e fortalecem o organismo contra sintomas de gripes e resfriados.

Tomate é fonte de fibras e minerais

Por ser fonte de fibras alimentares, o tomate também concede mais saciedade e faz bem para o sistema digestivo. O fruto também é fonte de vários minerais essenciais – como potássio, fósforo, cálcio e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos e músculos, por exemplo.

Sopa de tomate fria é bem refrescante e tem efeito anti-inflamatório

Tanto o tomate quanto outras hortaliças usadas no preparo do gaspacho – como alho e cebola – têm substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a proteger os vasos sanguíneos. Esse tipo de sopa, inclusive, é bastante indicada para quem quer fazer uma alimentação detox, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo.